FPSO MARIA QUITÉRIA CHEGOU AO CAMPO DE JUBARTE E DEVE INICIAR PRODUÇÃO ATÉ O FINAL DE 2024 | Petronotícias




faixa - nao remover

FPSO MARIA QUITÉRIA CHEGOU AO CAMPO DE JUBARTE E DEVE INICIAR PRODUÇÃO ATÉ O FINAL DE 2024

FPSO Maria Quiteria (7)Já está quase tudo pronto para a Petrobrás estrear a sua mais nova plataforma no litoral brasileiro, desta vez na costa do Espírito Santo. O FPSO Maria Quitéria, que chegou ao Brasil no dia 5 de agosto, agora já está no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos. Como noticiamos, a plataforma entraria em operação apenas em 2025, mas a Petrobrás antecipou o primeiro óleo da unidade, que deverá acontecer até o final deste ano.

O navio-plataforma terá capacidade de produzir até 100 mil barris por dia de petróleo (bpd), além de processar até 5 milhões de m³ de gás por dia e injetar por volta de 330 mil bdp de água, interligado a oito poços produtores e oito injetores. Além disso, a unidade foi equipada com tecnologias de descarbonização, como um sistema de geração de energia de ciclo combinado e FGRU (flare fechado).

Com 156 metros de altura até o flare – o equivalente à altura do Convento da Penha em Vitória (ES) – e 333 metros de comprimento, a plataforma será instalada em lâmina d’água de 1.385 metros – comparável a duas vezes a altura do Morro do Moxuara, situado na capital capixaba. O navio terá capacidade de geração de 100 MW de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 230 mil habitantes. Esse será o primeiro navio da frota da Petrobrás a apresentar a geração de vapor de recuperação de calor (HRSG) como parte do sistema de geração de energia em ciclo combinado.

Excelente trabalho da equipe desde o início até este próximo marco importante. Todos os envolvidos no projeto devem se orgulhar de seus esforços ao longo de todo o processo, e estamos ansiosos para um início de operações bem-sucedido após a campanha de instalação”, disse o  Gerente de Projetos do FPSO Maria Quitéria, Noel Denton.

A área de Parque das Baleias é formada pelos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. O primeiro campo, de Jubarte, foi descoberto em 2001. Em 2019 a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) celebraram um acordo para a prorrogação do prazo de concessão até 2056 do novo campo de Jubarte unificado, que viabiliza a implantação do novo sistema de produção do Projeto Integrado do Parque das Baleias, além de projetos complementares na área.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of