FRAMATOME ASSINOU CONTRATO PRELIMINAR PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA USINA NUCLEAR NO REINO UNIDO
A Framatome assinou um contrato preliminar para construção de Sizewell C. O acordo foi firmado com a Nuclear New Build Generation – que pertence à EDF e ao governo do Reino Unido – e abrange as atividades iniciais de engenharia e aquisição, entre outros pontos. O acerto segue o investimento recentemente anunciado pelo governo do Reino Unido no projeto de construção da usina. O CEO da Framatome, Bernard Fontana, descreveu a assinatura do acordo como “um marco significativo para a Framatome, pois reafirmamos nosso compromisso de fornecer novas usinas de geração nuclear de baixo carbono no Reino Unido“.
O governo do Reino Unido anunciou em novembro que vai investir US$ 815 milhões e se tornar um parceiro de 50% da EDF no projeto de construção de dois reatores EPR, levando à saída da empresa chinesa China General Nuclear como acionista minoritário do projeto. A EDF (propriedade do Estado francês) fornecerá investimentos adicionais para igualar a participação do governo do Reino Unido. O governo do Reino Unido disse que buscará atrair novos investimentos de terceiros para ajudar a financiar a construção e operação do projeto.
A Framatome disse que o contrato preliminar é o resultado de seu trabalho para a Sizewell C desde 2021 e se baseia nos serviços que continua a fornecer para a construção da planta de Hinkley Point C, que a Sizewell C irá replicar. A empresa planeja assinar os principais contratos para Sizewell C quando a decisão final de investimento for tomada. A EDF Energy disse anteriormente que uma decisão final de investimento é esperada ainda este ano ou em 2023.
As atividades específicas cobertas pelo acordo inicial incluem a fabricação dos sistemas de fornecimento de vapor nuclear, o gerenciamento da obsolescência dos sistemas de instrumentação e controle e as atividades iniciais de engenharia e aquisição. O acordo também cobre o trabalho concluído desde 2021 para preparar componentes e engenharia de forjamento de longo prazo.
Deixe seu comentário