FRAMATOME RECEBE FINANCIAMENTO DOS ESTADOS UNIDOS PARA DESENVOLVER O COMBUSTÍVEL NUCLEAR LIGHTBRIDGE
A Framatome recebeu um financiamento através do programa Gateway for Accelerated Innovation in Nuclear (GAIN) do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) para apoiar o desenvolvimento do combustível Lightbridge Fuel, em colaboração com o Idaho National Laboratory (INL). O Lightbridge usa uma forma helicoidal e uma composição metálica única, que a empresa diz que pode reduzir significativamente as temperaturas operacionais, melhorar a integridade estrutural do combustível e melhorar sua resposta a eventos anormais. A Enfission, uma joint venture da Lightbridge Corporation e da Framatome, foi criada no início do ano passado para comercializar conjuntos de combustível nuclear baseados nessa tecnologia.
O programa de incentivo americano foi lançado em novembro de 2015 para fornecer uma maneira de acelerar a inovação nuclear, proporcionando às partes interessadas um meio de acessar a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento do DOE para ajudá-las a enfrentar os desafios de trazer novas tecnologias para demonstrações em escala de engenharia. A Framatome acredita que sua colaboração com o INL irá “alavancar a experiência do laboratório em desenvolvimento de combustível e material, bem como seu conhecimento de desempenho, para facilitar o entendimento da Framatome sobre fenômenos exclusivos para combustível metálico de urânio-zircônio”.
Durante o período de um ano, a Framatome e o INL trabalharão para gerar modos de falha, análise de efeitos e uma tabela de classificação de identificação de fenômenos baseada no conceito Lightbridge Fuel. Para este trabalho, o DOE financiará o INL no valor de US$ 477.000. “ Isso vai permitir que a Framatome dedique atenção especial às principais etapas de licenciamento para comercializar o Lightbridge Fuel”, disse Robert Freeman, vice-presidente de contratos e serviços, combustível comercial e centro de clientes da Framatome: “Estamos entusiasmados com os benefícios transformativos da ciência e tecnologia da composição e geometria exclusivas deste combustível metálico para a indústria de energia nuclear.”
Deixe seu comentário