FRAMES FINALIZA A CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO PARA FPSO DE KRAKEN
A Frames finalizou a construção da unidade de tratamento de água destinada a operar junto do FPSO Bumi Armada, em empreendimento que será operado pela britância EnQuest. O projeto foi enviado no último mês para Singapura, onde deverá ser integrado aos módulos da embarcação e posteriormente levado ao campo de Kraken, no Mar do Norte. Anunciado em acordo de 2014, o sistema da Frames é compacto e prevê o processamento diário de 460 mil barris de água de reserva com óleo e sólidos.
O término da construção da unidade foi anunciado pela empresa nesta segunda-feira (5). Denominado Produced Water Treatment (PWT), o projeto é divido em quatro partes, incluindo sistemas de filtração de areia, e pesa aproximadamente 420 toneladas. Além do tratamento de água, a Frames atuou junto à EnQuest com empreendimentos voltados ao tratamento de despejos e permutadores de calor.
“Com nosso amplo portfólio combinado ao nosso conhecimento do processo, nós pudemos integrar o pacote PWT para o FPSO de Kraken e com isso construir o sistema em tamanho menor, mais leve e mais rápido”, afirma o gerente de produtos da Frames, Jeroen Bergman (foto). A companhia aprimorou a eficiência da unidade e reduziu os custos para operação do sistema. De acordo com o executivo, o departamento mecânico da empresa focou na diminuição do uso de espaço para adaptar o equipamento à embarcação.
O FPSO Bumi Armada possui uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 600 mil barris de óleo bruto, e tem uma vida-útil estimada em 25 anos. A embarcação irá operar no campo de Kraken, que fica a aproximadamente 350 km da cidade de Aberdeen, na Escócia. Detentor de um dos maiores projetos da região, o campo apresenta reservas estimadas em 137 milhões de barris de óleo e um volume de produção de 50 mil barris diários. Operada pela EnQuest, a área deve começar a produzir em 2017.
Deixe seu comentário