FRANÇA REVITALIZA SEU PROGRAMA NUCLEAR E AUTORIZA EDF A CONSTRUIR MAIS DOIS REATORES | Petronotícias




faixa - nao remover

FRANÇA REVITALIZA SEU PROGRAMA NUCLEAR E AUTORIZA EDF A CONSTRUIR MAIS DOIS REATORES

edfA EDF está buscando as autorizações necessárias para construir dois reatores EPR2 na usina nuclear de Penly, na Normandia, norte da França. A estatal francesa de energia disse que seu conselho de administração decidiu prosseguir com a construção planejada do primeiro par de reatores EPR2 em Penly “em resposta às expectativas expressas” durante um debate público nacional, que ocorreu entre 27 de outubro de 2022 e 27 de fevereiro de 2023 com a participação da Comissão Nacional de Debate Público. A EDF informou que está agora “envolvida nos procedimentos de autorização necessários para o lançamento da construção do primeiro par de reatores EPR2 em Penly, além dos  procedimentomacrons administrativos para sua conclusão e conexão à rede elétrica”.

A empresa pretende iniciar os trabalhos preparatórios para os novos reatores em Penly em meados de 2024. Em um comunicado, a empresa diz que “deu início a vários procedimentos administrativos relativos, como o  decreto de autorização de criação (DAC), que levará cerca de três anos e a autorização ambiental que deverá tramitar no prazo de um ano”. Acrescentou que uma vez obtida a autorização ambiental, a EDF pode iniciar os trabalhos preparatórios do local no verão de 2024, incluindo os trabalhos de terraplenagem e remodelação de parte da arriba, o que representa cerca de três anos e meio de trabalho”, diz.  Em 2027, a empresa pretende lançar o primeiro concreto para o prédio do primeiro reator. O canteiro de obras levará cerca de sete anos, com o comissionamento em 2035.

REATOR EPR

REATOR EPR

Para lembrar, a energia nuclear responde por quase 75% da produção de energia da França, mas o governo do ex-presidente francês François Hollande anunciou em 2014 que a capacidade nuclear seria limitada ao nível atual de 63,2 GWe e limitada a 50% da produção total da França até 2025. The French Energy, a Lei de Transição para o Crescimento Verde, adotada em agosto de 2015, não exigia o desligamento de nenhum dos reatores de energia atualmente em operação, mas significava que a EDF teria que fechar os reatores mais antigos para colocar os novos em funcionamento. No entanto, sob um projeto de lei de energia e clima apresentado em maio de 2019, a França agora atrasará sua redução planejada na participação da energia nuclear em seu mix de eletricidade para 50% da atual meta de 2025 para 2035.

Em fevereiro de 2022, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que era o momento certo para um renascimento nuclear na França, dizendo que a operação de todos os reatores existentes deveria ser estendida sem comprometer a segurança e revelando um programa proposto para seis novos reatores EPR2, com opção para um mais oito reatores EPR2 a seguir. A EDF e a Framatome estão desenvolvendo uma versão simplificada do projeto EPR, conhecida como EPR2. Seu objetivo é incorporar o feedback da experiência de projeto, construção e comissionamento do reator EPR, bem como a experiência operacional dos reatores nucleares atualmente em serviço.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of