FRANÇA VENDE 3,1% DA GDF SUEZ
Visando angariar recursos para financiar a aquisição de 20% da unidade de energia da Alstom, a França vendeu uma participação de 3,1% na GDF Suez por aproximadamente 1,5 bilhão de euros. Mantendo-se como o maior acionista, o Estado reduziu sua fatia na empresa para 33,6%.
No fim de semana, o ministro de Economia da França, Arnaud Montebourg (foto), havia afirmado que, para financiar a compra de 20% da unidade de energia da Alstom, o governo poderia vender participações em empresas como o Aeroporto de Paris, Airbus Group e Safran, mas não mencionou a GDF Suez.
Com a aquisição de uma fatia da Alstom, a França pretende aumentar o poder estratégico na empresa, que caminha para unir a divisão de energia com a da General Electric, que apresentou sucessivas propostas apresentadas, assim como fez a Siemens em parceria com a Mitsubishi. No final, o governo francês, que teria que dar o aval ao negócio, optou pela GE.
Com a escolha, ficou valendo a proposta que avalia os ativos de energia da Alstom em 12,35 bilhões de euros. De acordo com o governo, o que pesou mais na decisão foram as garantias de empregos domésticos e a manutenção de atividades consideradas estratégicas.
Deixe seu comentário