FRANCESES VÃO CONSTRUIR UM DEPÓSITO SUBTERRÂNEO PARA RESÍDUOS NUCLEARES | Petronotícias




faixa - nao remover

FRANCESES VÃO CONSTRUIR UM DEPÓSITO SUBTERRÂNEO PARA RESÍDUOS NUCLEARES

vvvO regulador francês, Autorité de Sûreté Nucléaire (ASN), emitiu uma opinião positiva sobre as opções de segurança para um depósito  geológico profundo planejado para a deposição de resíduos radioativos de nível alto e intermediário. No entanto, fez reservas sobre o armazenamento de resíduos betuminosos dentro das instalações.  A França planeja construir o depósito Center Industriel de Stockage Géologique (Cigéo) – um sistema subterrâneo de túneis de disposição – em uma camada natural de argila perto de Bure, a leste de Paris, na região de Meuse / Haute Marne. A instalação deve ser financiada pelas empresas EDF, Areva e a Comissão de Energia Alternativa e Energia Atômica,  gerenciado pela agência de gerenciamento de resíduos, Andra.

A Andra apresentou um dossiê de opções de segurança para o projeto Cigéo para a ASN em abril de 2016. Isso estabelece os objetivos, conceitos e princípios escolhidos para garantir a segurança das instalações. O dossiê dá à Andra a possibilidade de obter orientações da ASN em preparação para o pedido de licença nos princípios de segurança. A ASN solicitou ao Instituto de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear, que examine o dossiê e se posicione.  Também enviou o arquivo à Agência Internacional de Energia Atômica para revisão por especialistas de autoridades de segurança estrangeiras. A ASN realizou uma consulta pública do seu projeto de parecer entre 1 de agosto e 15 de setembro do ano passado e emitiu agora sua opinião sobre o dossiê, dizendo que considera que o projeto Cigéo como um todo  atingiu uma “maturidade técnica satisfatória” na etapa de opções de segurança. Também acredita que o dossiê é “documentado e apoiado, e constitui um avanço significativo em relação aos avisos anteriores da ASN”.

 A ASN disse que tinha preocupações sobre o armazenamento de embalagens de resíduos betuminosos no repositório Cigéo devido a riscos de incêndio. O regulador disse que, dado o estado atual dos estudos, os betumes não podem ser armazenados no Cigéo e solicitou novos estudos sobre a gestão desses resíduos. A Andra e as empresas produtoras de resíduos trabalharão em opções alternativas – tratando os resíduos antes do armazenamento em Cigéo ou fortalecendo o design das áreas de armazenamento dedicadas dentro do depósito.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of