FRANCESES VÃO CONSTRUIR UM DEPÓSITO SUBTERRÂNEO PARA RESÍDUOS NUCLEARES
O regulador francês, Autorité de Sûreté Nucléaire (ASN), emitiu uma opinião positiva sobre as opções de segurança para um depósito geológico profundo planejado para a deposição de resíduos radioativos de nível alto e intermediário. No entanto, fez reservas sobre o armazenamento de resíduos betuminosos dentro das instalações. A França planeja construir o depósito Center Industriel de Stockage Géologique (Cigéo) – um sistema subterrâneo de túneis de disposição – em uma camada natural de argila perto de Bure, a leste de Paris, na região de Meuse / Haute Marne. A instalação deve ser financiada pelas empresas EDF, Areva e a Comissão de Energia Alternativa e Energia Atômica, gerenciado pela agência de gerenciamento de resíduos, Andra.
A Andra apresentou um dossiê de opções de segurança para o projeto Cigéo para a ASN em abril de 2016. Isso estabelece os objetivos, conceitos e princípios escolhidos para garantir a segurança das instalações. O dossiê dá à Andra a possibilidade de obter orientações da ASN em preparação para o pedido de licença nos princípios de segurança. A ASN solicitou ao Instituto de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear, que examine o dossiê e se posicione. Também enviou o arquivo à Agência Internacional de Energia Atômica para revisão por especialistas de autoridades de segurança estrangeiras. A ASN realizou uma consulta pública do seu projeto de parecer entre 1 de agosto e 15 de setembro do ano passado e emitiu agora sua opinião sobre o dossiê, dizendo que considera que o projeto Cigéo como um todo atingiu uma “maturidade técnica satisfatória” na etapa de opções de segurança. Também acredita que o dossiê é “documentado e apoiado, e constitui um avanço significativo em relação aos avisos anteriores da ASN”.
A ASN disse que tinha preocupações sobre o armazenamento de embalagens de resíduos betuminosos no repositório Cigéo devido a riscos de incêndio. O regulador disse que, dado o estado atual dos estudos, os betumes não podem ser armazenados no Cigéo e solicitou novos estudos sobre a gestão desses resíduos. A Andra e as empresas produtoras de resíduos trabalharão em opções alternativas – tratando os resíduos antes do armazenamento em Cigéo ou fortalecendo o design das áreas de armazenamento dedicadas dentro do depósito.
Deixe seu comentário