FRATURAMENTO HIDRÁULICO JÁ É RESPONSÁVEL POR METADE DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NOS ESTADOS UNIDOS
A extração de petróleo através da técnica de fraturamento hidráulico permitiu aos Estados Unidos ampliar bastante sua produção, culminando no fim da legislação que impedia a exportação do insumo. De acordo com dados lançados pela Energy Information Administration, a técnica é responsável por metade de todo petróleo produzido no país.
A escalada de aumento de produção a partir dessa técnica é impressionante. No ano 2000, cerca de 23 mil poços explorados a partir de fraturamento hidráulico eram responsáveis por 102 mil barris de óleo por dia nos Estados Unidos, menos de 2% da produção total do país.
Atualmente, mais de 300 mil poços produzindo através dessa controversa técnica são estimados, com uma produção de mais de 4,3 milhões de barris por dia, representando 50% da produção norte americana. O gás de xisto é o principal produto retirado através da técnica, que também usa outras rochas para gerar petróleo.
O fraturamento hidráulico, ou FRACKING, está deixando um rastro de destruição dos EUA, não só ambiental com a contaminação da água, poluição do ar e solo e causar câncer nas pessoas. Há uma quebradeira geral devido à baixa do preço internacional do petróleo, bem como o volume descomunal de ações indenizatórias diante dos severos e irreversíveis danos que esta tecnologia minerária provoca. Agora é hora das renováveis se tornarem a única opção, econômica e socialmente, viável. Saiba mais sobre essa tecnologia suja e perversa no http://www.naofrackingbrasil.com.br