FRAUDADORES TENTAM UM NOVO GOLPE PARA ENVOLVER EMPRESAS DE ENGENHARIA COMO FORNECEDORES DA PETROBRÁS
Um novo modelo de golpe precisa deixar atentos os empresários do setor de engenharia do país. Uma quadrilha está agindo em nome da Petrobrás para iludir as empresas que buscam aproveitar oportunidades de negócios no segmento, surgidas depois do afastamento preventivo das maiores companhias de engenharia do país, ainda na administração Graça Foster.
O Petronotícias recebeu a denúncia de três empresas. Duas delas pediram reservas na revelação de seus nomes. A terceira é uma importante companhia brasileira, a CVF Engenharia. A forma de aplicação do golpe é a mesma: as empresas recebem a ligação em nome da Petrobrás, que estaria buscando alternativas no mercado de engenharia. Na reunião, é feita uma apresentação sobre as novas oportunidades para novos fornecedores. Em todas as apresentações usa-se a marca da estatal.
Há casos em que os falsários até almoçam com os empresários para estreitar a ligação e inspirar confiança, como foi o caso com duas dessas empresas. No dia seguinte, pedem toda documentação, a conta bancária e os cartões de crédito para verificações, que seriam “necessários” para a inscrição no cadastro da estatal. Além disso, cobram um valor mínimo para fazer frente às despesas iniciais que seriam pagas internamente na estatal para agilizar o cadastramento. A CVF, uma das grandes empresas de engenharia do Rio de Janeiro, presidida pelo empresário Wander Souto (foto), e uma segunda empresa se recusaram a fazer este pagamento. A terceira empresa pagou a primeira de duas taxas de R$ 50 mil. Os fraudadores nunca mais apareceram.
O Petronotícias foi ouvir a Petrobrás, que faz um alerta importante, reproduzido a seguir na íntegra para evitar dissabores futuros para empresas que buscam esta oportunidade:
“A Petrobras reitera que não cobra nenhum tipo de taxa para o cadastramento de fornecedores. A Petrobras não credencia, indica ou orienta a contratação de quaisquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas como intermediários para preencher os questionários do Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.
Empresas interessadas em tornar-se fornecedores da Petrobras devem buscar informações unicamente nos meios oficiais de comunicação da Companhia disponíveis no Canal Fornecedor da Petrobras, que pode ser acessado por meio site da Companhia (www.petrobras.com.br) ou no Portal Eletrônico para Comercialização de Bens e Serviços do Grupo Petrobras(www.petronect.com.br).
O primeiro passo para uma empresa que tenha interesse em fazer parte da cadeia de fornecedores da Petrobras é cadastrar-se. O cadastramento está disponível na internet (www.petronect.com.br) e nele os fornecedores são qualificados no Cadastro Corporativo de Fornecedores de Bens e Serviços (aqueles que tem o CRCC- Certificado de Registro e Classificação Cadastral ) ou registrados no Registro Simplificado (esses atendem às necessidades locais mais simples das unidades de negócios). Após o respectivo cadastramento, o fornecedor estará apto a participar de processos de contratação adequados à sua especificidade, de acordo com a demanda da Petrobras e a disponibilidade do mercado fornecedor.
A Petrobras mantém uma lista permanente de Bens e Serviços disponível para Cadastramento. A escolha dos itens desta lista na etapa de “Identificação” determinará os requisitos a serem atendidos pelo fornecedor para a participação no Cadastro Corporativo (fornecimento completo) e/ou Registro Simplificado (fornecimento simplificado).
• Cadastro Corporativo (fornecimento completo)
Utilizado para fornecimentos de bens e/ou serviços de maior complexidade, porte ou valor, disponíveis para as empresas brasileiras prestadoras de serviços e empresas brasileiras ou estrangeiras fornecedoras de bens. Mediante a aprovação na avaliação, a empresa recebe o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC), válido por até um ano. O CRCC pode ser renovado pelo mesmo período de acordo com o resultado dos critérios obrigatórios.
• Registro Simplificado (fornecimento simplificado)
Usado para fornecimentos simplificados, isto é, bens e/ou serviços de interesse local, de menor porte, complexidade ou valor, disponíveis somente para as empresas brasileiras. Após a avaliação e aprovação, a empresa se torna apta para as aquisições nas unidades locais por até um ano. Para manter a aprovação a empresa deverá renovar as informações. Importante: A aprovação no Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras não lhe assegura o direito de participar de todos os processos de aquisição da Petrobras.”
Ingenuidade tem limites. Nos dias de hoje uma empresa paga R$ 100.000,00 a um terceiro que nunca viu, em troca de um possível cadastro ou coisa parecida na Petrobras? Tem que fechar, pois já provou que e desonesto, noinomo!
Ficou feio para a empresa que pagou, mais uma vez se mostrou que estava disposta a pagar uma propininha para ser fornecedora da Petrobrás, inocente ela não era em saber que não deve-se pagar nada para isso. Empresa pagantes já tinha que ser excluídas e fechadas, acabar com esse mal no nosso país, acabar seria até uma piada, mas começar a reduzir, já chega nossos políticos corruptos e incompetentes.
Prestação de SERVIÇOS DE DESENHO EM AUTOCAD
Regularização prefeitura
Termo de Permisão de uso – VALET
ATUALIZAÇÕES DE PLANTAS EM Geral.
* Projeto Elétrica
* Projeto hidraulico
* Desenho de digitalização in cad in Escalas.
* Desenho Arquitetura
* Layout
* Sistema e Combate um incendio (bombeiro)
* Projeto de CFTV.
CONTATO FONE (011) 5661-2950 (011)97646-3391 RUBENS
email: rubens-pina@ig.com.br; projetos_10@hotmail.com
skype online: desenhista.cadista
http://www.rjp.20megsfree.com/
obs.:orçamento sem compromisso por email.
grato rubens