faixa - nao remover

FTI CONSULTING APOSTA EM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO EM NUVENS PARA REDUZIR CUSTOS E OTIMIZAR RECURSOS

Por Thiago Garcez (thiago@petronoticias.com.br) –

PauloaraujoFocada em oferecer aos seus clientes soluções diante dos desafios mais complexos, a FTI Consulting está ajudando as empresas do setor de óleo e gás a organizar as suas estruturas para o mercado que a cada dia tem se tornado mais disputado, oferecendo soluções diferenciadas e tecnologias exclusivas para controle de operações em plataformas, como também alternativas para armazenamento de dados e estatísticas de perfuração de poços.

Segundo o Senior Managing Director da FTI Consulting, Paulo Araújo, as empresas precisam investir mais em tecnologia da informação, saber o que é mais eficiente para as operações no segmento, para, assim, se destacar no mercado. Para ele, quando uma empresa opta pelo Cloud Computing, ela deixa de se preocupar com serviços internos de armazenamento de dados.

Que tipo de consultoria a FTI Consulting oferece aos clientes do segmento de óleo e gás?

Hoje, a FTI Consulting tem dois clientes que são referências no mercado de óleo e gás: o Grupo Schahin e a Odebrecht. A FTI promove ações na parte estrutural das empresas. Vimos que o mercado de óleo e gás estava carente de ações inovadoras, então chegamos para trazer soluções diferenciadas, migrando serviços de tecnologia, como equipamentos da Microsoft que monitoram as plataformas, programas remotos que auxiliam no controle das operações, entre outros.

As empresas de óleo e gás brasileiras estão preparadas para a expansão atual do mercado?

Creio que ainda estão se preparando. Hoje as empresas têm investido mais em tecnologia, pois elas têm compreendido que este tipo de aplicação deixou de ser custo e hoje é visto como serviço, favorecendo a expansão no mercado. A FTI Consulting está trazendo parceiros para ajudar a expandir este segmento, trazendo soluções para melhorar a infraestrutura e os objetivos básicos e de longo prazo das empresas. 

Macaé exporta cerca de 63 mil barris de óleo por dia e é um dos grandes pólos no setor. O que faz a cidade ser tão atraente para o mercado?

A cidade de Macaé tem cerca de 4.500 empresas atreladas ao setor de óleo e gás. Quando a Petrobrás se instalou na região, em 1967, mais empresas começaram a chegar também. Ainda falta mão-de-obra especializada, escolas com cursos específicos para o setor. Contudo, a cidade vem atraindo mais empresas através da migração, o que traz novos empreendimentos para o local. 

Que benefícios as empresas terão com a computação em nuvem (Cloud Computing)? 

É uma economia em escala. O sistema fica 24 horas disponível e é extremamente seguro com relação a resiliência e disponibilidade. Quando uma empresa opta pelo Cloud Computing, ela deixa de se preocupar com serviços internos de armazenamento de dados. O Cloud oferece um leque enorme de serviços, não dependendo de instalação de programas, passando tudo para as nuvens, ficando mais fácil de administrar as informações. A computação em nuvem também oferece ao cliente a opção de contratar qual capacidade ele vai precisar para armazenar seus dados. A empresa aumenta de acordo com o momento específico em que ela vive, reduzindo custos e otimizando recursos. Agora, é preciso analisar e tomar cuidado com as informações que serão disponibilizadas e onde elas ficarão armazenadas. Se a informação for sensível ao seu negócio, o ideal é que esteja próxima a você. Sempre aconselho a avaliar bem antes de fechar o negócio. 

Como a Computsoftware Solutions & Reseller tem complementado o trabalho de FTI Consulting?

A Computsoftware já tem 25 anos de experiência no mercado. Ela é uma revenda da Microsoft e oferece mais benefícios na renovação da licença dos clientes, sempre com serviços diferenciados, além de disponibilizar um atendimento especializado, com gerentes de contas sempre disponíveis, não só na hora de fechar o negócio. A empresa também tem programas internos com excelentes e modernas tecnologias, sempre trazendo novidades para os clientes antes do mercado. 

A competitividade do setor offshore brasileiro está bem acirrada atualmente. Como as empresas podem se destacar e se tornar referência no mercado?

É preciso investir em tecnologia, especialmente em estatísticas de equipamentos e perfuração. As empresas perdem muito dinheiro por não ter uma previsibilidade do que pode acontecer numa operação. Essa tecnologia é uma nova solução para este tipo de problema e já vem sendo introduzida no mercado offshore. As empresas precisam investir em informação. Saber o que é mais eficiente e usar isso para se destacar. Assim, a produção tende a subir cada vez mais. 

A FTI Consulting e a Compusoftware Solutions & Reseller estão realizando eventos específicos para o setor de óleo e gás. Como foi o primeiro evento e quais são as perspectivas para os próximos?

Foi bem interessante, especialmente pelo feedback dos convidados. No evento, nós mostramos como funciona a FTI Consulting e colocamos depoimentos dos nossos clientes. Foi legal também a troca de experiências. Falamos também sobre gestão de ativos dentro e fora do mercado, data centers, financiamentos. Nos próximos encontros, vamos falar mais sobre demandas de outros tipos de produtos, além de mostrar para os presentes soluções inteligentes que a FTI Consulting costuma oferecer ao mercado. Vamos falar sobre arquivos criptografados, trabalhando com soluções que não onerem para o cliente, como também levantar questões interessantes sobre perfuração. 

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Firma que evaluará aspectos técnicos de Punta Catalina trabajó con Odebrecht en Brasil y Colombia | Resumen Latino Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] las declaraciones de Paulo Araújo, director gerente senior de FTI Consulting en ese país, para junio de 2014, “FTI Consulting cuenta con dos clientes que son referencias en el mercado del petróleo y el […]