FUNDO CHINÊS COMPRA PARTICIPAÇÃO EM HIDRELÉTRICAS BRASILEIRAS
Os chineses estão espalhando cada vez mais seu controle sobre o setor energético brasileiro e o negócio da vez é focado em hidrelétricas. Poucos dias depois de concluir a aquisição de oito hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas da americana Duke Energy nos estados de São Paulo e Paraná, a China Three Gorges (CTG) agora repassou um terço do negócio ao Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai Fund).
A transação entre a empresa energética chinesa, controladora da hidrelétrica Three Gorges – como o nome indica –, e a americana havia sido selada por US$ 946,7 milhões, e o preço das ações pago na nova negociação é o mesmo, de modo que o repasse da participação envolveu cerca de US$ 315,56 milhões.
A Duke Energy estava presente no Brasil desde 1999, mas decidiu vender todos os ativos da América Central e do Sul em fevereiro de 2016, para se concentrar nos Estados Unidos. Agora, acaba de se desfazer de seus empreendimentos brasileiros, somando uma capacidade instalada de 2,27 mil megawatts (MW). Com essa adição ao portfólio, a chinesa CTG passou a uma capacidade total de 8,27 mil MW no Brasil, pouco atrás da líder do setor privado nacional, a francesa Engie, cuja potência instalada é de 11,9 mil MW.
Deixe seu comentário