FUP ACIONA JUSTIÇA PARA TENTAR BARRAR VENDA DE CARCARÁ | Petronotícias




faixa - nao remover

FUP ACIONA JUSTIÇA PARA TENTAR BARRAR VENDA DE CARCARÁ

petrobrasÉ bom a Petrobrás ir se acostumando com o “tapetão”. Uma nova ação visa barrar outro desinvestimento da companhia, desta vez em Carcará, no Bloco BM-S-8. A autora do pedido é a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que quer a anulação da negociação do ativo com a norueguesa Statoil. A entidade usa dados de estudos preliminares para justificar a ação. De acordo com esses documentos, Carcará possui 6 bilhões de barris recuperáveis de óleo e gás, podendo esse volume ser ainda maior.

A Petrobrás vendeu a participação de 66% no campo para a empresa norueguesa por US$ 2,5 bilhões. Nas contas da FUP, o valor arrecado com a negociação está muito aquém do esperado – apenas US$ 0,70 por barril. “Além de notória lesão ao patrimônio público, a entrega de um ativo tão importante a preço de banana soa como mais uma sabotagem da gestão Pedro Parente, que de tudo tem feito para enfraquecer a empresa e, assim, facilitar a sua privatização”, criticou a entidade sindical.

A ação da FUP ainda questiona a “falta de transparência dos gestores” da Petrobrás, que tomaram a decisão de vender o ativo sem consultar a sociedade sobre a venda do ativo. A federação também pede que a estatal apresente os estudos e documentações sobre Carcará, além das atas das reuniões do Conselho de Administração sobre o assunto. A FUP ainda solicita um levantamento dos impactos econômicos que a alienação do campo poderá causar para as finanças da Petrobrás.

A ação da FUP corre sob o número 0015983-74.2017.4.02.5101 na seção judiciária do Rio de Janeiro da Justiça Federal.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
GuilhermeLuciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Grande notícia. Espero que o judiciário honre o Brasil obstando este crime de Lesa-Pátria. Também lesou os parceiros de negócio ao vender por preço de banana podre o ativo com 3 poços na descoberta, além de um excelente prospectos (com 2 estruturas) conhecido como Guanxuma. Carcará é rico em óleo e muito gás de excelentes qualidades. Alea Jacta est. Actio popularis Parente.

Guilherme
Visitante
Guilherme

É isso aí Luciano. Esse foi um negócio feito às escondidas e fechado às pressas. E você deu uma excelente sugestão à FUP: Chamar os sócios do ativo para exporem suas visões sobre Carcará.