faixa - nao remover

FUP, IBP E INEEP REPERCUTEM A ESCOLHA DE JEAN PAUL PRATES PARA O COMANDO DA PETROBRÁS

deyvidbacelar-08abr2022Não demorou muito para que o mercado de óleo e gás começasse a repercutir a escolha do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da Petrobrás. O anúncio do novo comandante da estatal foi feito hoje (30) pelo presidente eleito Lula. A primeira entidade a se posicionar foi a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que avalia como acertada a decisão de nomear Prates para a presidência da estatal.

Jean Paul Prates vem participando das lutas em defesa da Petrobrás, além de ter uma visão crítica sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), implementado no governo de Michel Temer, em outubro de 2016”, comentou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar (foto).

A FUP tem sido uma crítica ferrenha do PPI, que vincula o preço dos combustíveis à variação do dólar, ao preço do barril do petróleo no mercado internacional e aos custos de importação dos derivados.

Prates entende que a Petrobrás é também um instrumento de mudança social, além de ter vasta experiência nas áreas de petróleo e gás e de energia renovável e meio ambiente”, acrescentou Bacelar, que juntamente com Prates fez parte do grupo técnico de transição de Minas e Energia do novo governo.

Em uma linha parecida, o pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Mahatma Ramos dos Santos, avalia que a indicação de Jean Paul Prates à presidência da Petrobras significa uma mudança estratégica na empresa. O Ineep é ligado à FUP.

O senador tem uma longa trajetória técnica e de ativismo legislativo no setor de energia, o que o coloca como um especialista respeitado sobre o tema. A expectativa do Ineep é que a nova gestão da Petrobras faça uma revisão das diretrizes da companhia no sentido de recolocá-la como empresa integrada e diversificada”, declarou.

IBP OFERECE APOIO AO NOVO PRESIDENTE DA PETROBRÁS

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que representa as grandes petroleiras que operam no Brasil, também cumprimentou o senador Paul Prates pela indicação para o cargo de presidente da Petrobrás.

O indicado possui largo currículo acadêmico e experiência consolidada no setor, aliada à grande capacidade de diálogo amplamente demonstrada no exercício de seu recente mandato como Senador da República representando o Estado do Rio Grande do Norte”, disse o instituto, em comunicado.

O IBP lembrou ainda que suas empresas associadas se colocam à disposição para apoiar as futuras ações da Petrobrás direcionadas ao progresso do setor que há décadas gera riquezas e milhões de postos de trabalho, funcionando também como importante vetor de progresso tecnológico e de impulso para as economias regionais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of