faixa - nao remover

FUP REJEITA PROPOSTA DA PETROBRÁS E PROPÕE GREVE PARA TRABALHADORES

José Maria Rangel FUPO plano de voo da Petrobrás, com a redução do endividamento, a venda de ativos e a reorganização proposta pelo presidente Pedro Parente, pode encontrar uma barreira significativa nas próximas semanas. Tudo porque a Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitou a proposta de Acordo Coletivo oferecida pela estatal e agora poderá ser deflagrada uma greve.

A organização sindical considerou as propostas da companhia como “indecentes”, e o conselho deliberativo da federação aprovou o estado de greve e uma assembleia permanente com este objetivo.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel (foto), afirmou que a Petrobrás os “convocou para entrar em greve” com as propostas apresentadas.

“É de extrema importância deixar claro para os trabalhadores que não vamos aceitar uma proposta de termo aditivo ao nosso acordo que rebaixe o nosso salário”, afirmou a federação em nota, fazendo referência à possibilidade aventada pela Petrobrás de reduzir a jornada de trabalho – caso o empregado opte por isso – de 40 horas para 30 horas semanais, resultando assim num corte de 25% do salário.

Além disso, a estatal ofereceu um reajuste de 4,97% dos salários, assim como nos benefícios garantidos pela empresa, como no crédito para a compra de medicamentos, por exemplo. No entanto, a proposta vem abaixo do valor da inflação até agosto, de 8,98%.

Agora, a FUP iniciou a realização de seminários de qualificação para uma paralisação em larga escala. “Somente uma greve forte poderá impedir o desmonte da nossa empresa e garantir as nossas conquistas”, afirmou a federação em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of