FUP ORIENTA PETROLEIROS A SUSPENDEREM A GREVE | Petronotícias




faixa - nao remover

FUP ORIENTA PETROLEIROS A SUSPENDEREM A GREVE

8f9c11144e1d218a1d0a1414c311f56c_LEstá mais perto de chegar ao fim a maior greve dos petroleiros no país desde 1995. A categoria decidiu indicar a suspensão do movimento provisoriamente, após reunião entre a direção da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados. Uma trama que dura até agora 19 dias, com muitas batalhas judiciais envolvidas, acusações de ambos os lados e, felizmente, sem maiores efeitos no abastecimento de combustíveis do país. Assembleias de petroleiros estão acontecendo ao longo desta quinta para decidir se seguem ou não a orientação da FUP.

Agora, a FUP diz que vai “acumular forças para buscar o atendimento da pauta de reivindicações que a gestão da Petrobrás tem se recusado a negociar”. Conforme noticiamos, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná determinou provisoriamente a suspensão das demissões anunciadas pela estatal na Fábrica de Fertilizantes de Araucária (Ansa/Fafen-PR). Uma nova audiência de conciliação está marcada para o dia 6 de março.

A Comissão Permanente de Negociação da FUP, que estava ocupando há 20 dias uma sala no Edifício Sede da Petrobrás, participará do encontro, juntamente com representantes da Petrobrás. Será uma reunião decisiva para a retomada ou não da greve. “A interrupção da greve está condicionada ao avanço da gestão da empresa na negociação com os trabalhadores. A luta não cessa. A luta é contínua”, escreveu a FUP, em comunicado.

Também informamos ontem que a Petrobrás, a princípio, parece não ter mudado de ideia quanto às demissões na Fafen-PR. Em comunicado enviado ao Petronotícias, disse que “discutirá com o Sindiquímica-PR as condições do pacote de benefícios para os desligamentos dos seus 396 empregados dentro do cronograma de hibernação previsto. Além das verbas rescisórias legais, o pacote já oferecido pela Ansa inclui valores até R$ 210 mil, de acordo com a remuneração e o tempo de trabalho; manutenção de plano médico e odontológico, benefício farmácia e auxílio educacional por 24 meses, além de uma assessoria especializada em recolocação profissional. Cabe lembrar que a fábrica da Ansa já se encontra em hibernação”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of