FURACÃO IDA FAZ OS AMERICANOS SE PREPARAREM PARA OS REFLEXOS NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

plataformaOrlando – Por Fabiana Rocha – Os americanos estão se preparando para as consequências do Furacão Ida, que castigou principalmente a Louisiana. O país espera alguns saltos de curto prazo na bomba de gasolina, dizem analistas do mercado. Mais de 90% da produção de petróleo do Golfo do México foi encerrada no sábado (28), de acordo com o  Bureau of Safety and Environmental Enforcement (BSEE). O órgão também disse que cerca de 85% da produção de gás natural do Golfo também foi interrompida por causa da tempestade, com trabalhadores evacuados de metade das 560 plataformas de produção na região.

A Colonial Pipeline – a principal artéria de combustível de Houston que se estende pelo sul até a costa leste fechou temporariamente duas linhas de Houston àlouiaiana Greensboro, na Carolina do Norte. O restante da rede continua operando normalmente. Não deve haver resquícios no abastecimento porque o gasoduto está temporariamente fora do ar, “apenas um que os humanos criam sobrecarregando o sistema”,  lembrando o pânico no sul que em maio que esgotou os postos de gasolina no sul após o encerramento do pipeline após um ataque cibernético.  É quase certo que os preços do gás vão subir como resultado do Furacão Ida, embora não esteja claro por quanto tempo os aumentos podem durar.

caminhãoEm comparação, os preços do gás dispararam imediatamente em até 40 centavos de dólar por galão após o furacão Katrina em 2005. Os preços da gasolina estavam em US$ 2,81 por galão na manhã de segunda-feira. A evacuação de plataformas e refinarias geralmente causa um desligamento temporário na infraestrutura de petróleo da região, o que geralmente é sentido na bomba. Analistas da indústria dizem que uma imagem mais clara dos danos deve estar disponível em breve. Os suprimentos de reserva permanecem bons nas áreas afetadas, e as tempestades geralmente têm um efeito de amortecimento na demanda nas áreas atingidas pela tempestade. Os contratos futuros da gasolina nos Estados Unidos subiram novamente,  mas os  analistas disseram que esperam um retorno mais rápido da produção de petróleo do que a produção de refino na região.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of