faixa - nao remover

FURNAS COMEMORA 63 ANOS SE RENOVANDO PARA MANTER POSIÇÃO DE DESTAQUE NO SETOR ELÉTRICO

Luiz-Carlos-CiocchiA atual gestão de FURNAS está implementando uma série de soluções digitais para aprimorar processos, reduzir custos e otimizar recursos humanos e materiais. As soluções digitais, desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação da própria empresa, auxiliam no gerenciamento e acompanhamento orçamentário de projetos e contratos, com utilização de Big Data, IoT (Internet das Coisas), Machine Learning, Inteligência Artificial e Analytics. A empresa  está completando 63 anos querendo manter a sua essência de ser uma das principais empresas do setor elétrico nacional. Furnas está se esforçando em manter  ações de renovação da  companhia, sejam operacionais ou administrativas,  com  corpo técnico qualificado pela experiência acumulada desde a sua criação.

Luiz Carlos Ciocchi, presidente de FURNAS, disse que “A empresa está madura para uma mudança de paradigma em processos estratégicos, a partir dos avanços da área de TI. Nosso objetivo é implementar soluções que possam alavancar ganhos em produtividade e racionalizar custos, inclusive com o melhor aproveitamento de mão de obra”. A companhia também colocou em prática o programa Inova Furnas, que seleciona e capacita equipes de funcionários para que sejam capazes de identificar potenciais inovações no dia a dia da empresa. As propostas serão validadas e aceleradas, podendo resultar em mudanças de processos, adoção de novas tecnologias, untitledparcerias com o mercado (incluindo starups) e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A tecnologia se faz igualmente presente nos empreendimentos em operação de FURNAS, com a teleassistência de usinas e subestações. O processo consiste no completo monitoramento e controle remoto das instalações e já vem sendo gradualmente implantada na empresa. Atualmente, das 55 subestações de transmissão operadas por FURNAS, 39 (71%) já são assistidas de forma remota. Tais recursos permitem que a empresa cumpra com excelência a missão de concessionária dos serviços de geração e transmissão, mantendo o alinhamento ao Plano Diretor de Negócios da Eletrobrás.

A qualidade operacional segue entre os principais compromissos de FURNAS realizará melhorias e reforço em equipamentos de transmissão de energia elétrica, com a instalação de cerca de três mil novos equipamentos. A operação é parte do Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (PGET), criado em 2011 com o objetivo de garantir a execução de investimentos de modernização, melhorias e reforços no sistema de transmissão da companhia, um dos mais importantes e complexos do setor.

FURNAS também aposta no crescimento da diversificação da sua matriz energética a partir de fontes alternativas. A empresa começa a explorar a potencialidade das áreas adjacentes e espelhos dos reservatórios de suas hidrelétricas com a implementação de parques solares. As usinas de Itumbiara (MG/GO), Batalha (GO) e Anta (RJ/MG) já estão com obras em andamento para geração fotovoltaica complementar. Além de não afetar o meio ambiente e aproveitar a absorção de calor no espelho d’água, a geração solar aproveita a estrutura de transmissão já em operação, reduzindo custos.

A empresa também está fazendo medições solarimétricas para projetos de geração fotovoltaica em áreas contíguas de outras três usinas: Itumbiara (MG/GO), Marimbondo (MG/SP) e Corumbá I (GO).  Ainda no campo das fontes alternativas, os 63 anos da empresa também marcam a atuação de FURNAS no setor eólico, a partir de duas frentes: a inauguração do Complexo de Fortim, no Ceará, empreendimento com potência instalada de 123 MW, e o início das obras do Complexo de Itaguaçu, na Bahia, com potência prevista para 300 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of