FURNAS CONTRATA SEL PARA MODERNIZAR SISTEMA DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA
A estatal Furnas Centrais Elétricas contratou a unidade brasileira da SEL (Schweitzer Engineering Laboratories) para modernizar seu sistema de controle de emergência, voltado à prevenção de apagões em todo o País. O contrato é de R$ 2 milhões, terá duração de um ano e abrange o sistema de transmissão em 765 kV, que abastece a região Sudeste.
O sistema a ser implantado será desenvolvido em Campinas, onde fica sediada a unidade brasileira da SEL, e posteriormente será levado a Furnas, onde serão executados os testes em campo, antes da entrada em operação do novo ECE, como é chamado o sistema.
A estrutura de transmissão em questão, de 765 kV, vai desde Foz do Iguaçu (PR) até Tijuco Preto (SP), passando por Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP), é composta por três circuitos que operam em paralelo e cumprem o principal objetivo de escoar a geração da usina hidrelétrica de Itaipu 60 Hz, contribuindo para a transferência de energia entre os sistemas sul e sudeste.
De acordo com a SEL, que inaugurou sua nova sede no Brasil em março, todo o desenvolvimento do projeto ficará a cargo da equipe de engenharia da SEL, com a utilização de dispositivos digitais importados da matriz, localizada na cidade de Pullman, no Estado de Washington (EUA).
Deixe seu comentário