FURNAS INAUGURA TÚNEL DE VENTO PARA PESQUISAS SOBRE GERAÇÃO EÓLICA
Furnas está investindo na expansão de pesquisas e estudos dentro do setor de geração eólica. A empresa inaugurou o primeiro Túnel de Vento do país, em Aparecida de Goiânia (GO). O equipamento de 27 metros de comprimento foi construído durante um ano e recebeu investimentos de R$ 5 milhões.
“O objetivo é estudar as estruturas necessárias para a geração de energia e submetê-las à ação do vento. Esses testes, no caso de Furnas, visam principalmente equipamentos e estruturas para geração de energia eólica“, detalhou o Gerente de Serviço e Suporte Tecnológico da companhia, Renato Cabral.
Com o túnel, Furnas será capaz de estudar como ocorre a incidência do vento em equipamentos e torres dos parques eólicos. O objetivo é avaliar como as estruturas se comportam em sua potência real ou máxima e como são impactadas.
“Os estudos permitirão melhorar a qualidade dessas estruturas para oferta de energia eólica e otimizar o comportamento dos equipamentos em situações próximas da realidade. Será possível simular o que ocorrerá em casos extremos, onde o vento é um dos principais aspectos que deverão ser conhecidos“, acrescentou Cabral.
A empresa está bem disposta em fortalecer suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e promete desembolsar R$ 300 milhões em 55 projetos do tipo nos próximos cinco anos.
Deixe seu comentário