FURNAS INVESTE EM PROJETO DE GERAÇÃO EÓLICA COM VENTOS DE BAIXA INTENSIDADE
Um projeto financiado por Furnas pode viabilizar a geração eólica a partir de ventos de baixa intensidade. A pesquisa, de investimento previsto em R$ 1,7 milhão, pretende desenvolver uma turbina cujo diferencial seria a existência de pás articuladas e dobráveis que se movem de acordo com a direção do vento.
“Se os ventos mudam de direção, as pás acompanham esse movimento e a turbina nunca para”, explica o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Furnas, Renato Norbert (foto). “Outra grande vantagem é que por ser uma estrutura muito leve [a tecnologia] tem o custo de produção barateado”, acrescenta.
O objetivo da pesquisa é comprovar a viabilidade comercial e técnica da nova tecnologia em edifícios, áreas descampadas e até mesmo em túneis do metrô – onde seria aproveitado o vento gerado pelo deslocamento dos vagões.
As pesquisas estão sendo realizadas pelas empresas Matrix e Endicon e pela Universidade Federal de Itajubá. A previsão é de que as pesquisas de desenvolvimento da turbina eólica sejam concluídas em 2015.
Deixe seu comentário