FURNAS MARCOU PARA O DIA 17 O SEGUNDO LEILÃO ELETRÔNICO DE CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL
FURNAS marcou para o dia 17 o seu segundo leilão eletrônico de Certificados de Energia Renovável. O leilão vai oferecer certificados para empresas interessadas em comprovar a origem da energia utilizada em suas atividades. Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. A Superintendente de Estudos e Mercado e Inovações de FURNAS, Fabiana Teixeira, explica que “A aquisição dos Certificados de Energia Renovável auxilia no cumprimento das metas de sustentabilidade das empresas, no que tange às emissões de gases de efeito estufa (escopo 2 – emissões indiretas pelo consumo de energia), uma vez que possibilita o rastreamento da energia consumida, no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.”
Serão oferecidos três tipos de certificados, o do tipo I-REC – Certificados de Energia Elétrica Fonte Hídrica para Comercializador (Trader) e para Beneficiário Final, e o REC Fy – Certificados de Energia Elétrica Fonte Hídrica para Beneficiário Final. O I-REC refere-se ao Certificado de Energia Renovável emitido por FURNAS por meio da Plataforma Internacional I-REC Standard BV, referente aos empreendimentos de FURNAS certificados pelo Instituto Totum, as usinas de Itumbiara e Serra da Mesa, em Goiás.
O produto RECFY refere-se ao certificado de energia renovável emitido pela Plataforma RECFY, de propriedade de FURNAS e que opera por meio de tecnologia Blockchain, referente à Usina de Mascarenhas de Moraes, localizada entre os estados do RJ e MG. FURNAS não divulga previamente o montante de certificados oferecidos e o preço mínimo de cada produto será divulgado na plataforma de realização do leilão por ocasião da abertura da rodada de negociação de cada produto.
O critério de classificação das propostas é o do maior preço para o menor preço ofertado e a ordenação das propostas considerará todas as propostas realizadas para o produto. Em caso de preços iguais, será considerada a ordem cronológica de recebimento e registro dos lances na plataforma. As empresas interessadas têm até dia 10, a proxima quinta-feira, para enviar o termo de adesão e a documentação necessária. O edital está no site da empresa e pode ser acessado pelo link Eletrobras Furnas – Leilão dos Certificados de Energia Renovável.
Deixe seu comentário