FUSÃO ENTRE MAERSK TRAINING E H2S VISA AUMENTAR ESTRUTURA DE TREINAMENTO PARA ATIVIDADES OFFSHORE NO BRASIL | Petronotícias




faixa - nao remover

FUSÃO ENTRE MAERSK TRAINING E H2S VISA AUMENTAR ESTRUTURA DE TREINAMENTO PARA ATIVIDADES OFFSHORE NO BRASIL

Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –

Hans Bloch-KjærVisando estabelecer uma companhia líder em treinamento marítimo de serviços de segurança para a indústria brasileira de petróleo e gás, a Maersk Training está adquirindo a Maersk H2S Safety Services. A nova companhia terá 80 instrutores e supervisores, com bases no Rio de Janeiro, Macaé, Santos e em mais de 15 instalações offshore.

Segundo o diretor-gerente da Maersk Training no Brasil, Hans Dürke Bloch-Kjær, as duas empresas vão continuar oferecendo os mesmos cursos e, futuramente, outros serão criados para a nova companhia. Ele disse que esses cursos são essenciais para alavancar a segurança e a eficiência das atividades offshore, evitando acidentes e aprendendo a como proceder caso eles ocorram. “Nossos centros de treinamento offshore beneficiam não só o grupo, pois estão abertos a todas a outras empresas, como Chevron, Petrobrás e Statoil, que costumam inscrever seus funcionários em nossos cursos, já que isso representa investimento para elas. Alguns profissionais também buscam os cursos por conta própria”, explicou.

O executivo comentou sobre o momento do setor de petróleo e gás no Brasil. Para ele, a indústria brasileira vive um boom de crescimento e precisa de especialistas nas atividades offshore. “Para isso é importante o treinamento. Atualmente não há estrutura para as tripulações das sondas. É preciso fazer investimentos enormes, mas não é só questão de dinheiro. As empresas têm que estar dispostas para investir visando ao longo prazo, pois esse processo demora vários anos. O Brasil enfrenta uma enorme lacuna em termos de qualificação”, acrescentou.

Hans Dürke Bloch-Kjær disse ainda que, para atender o aumento estimado na produção brasileira, será necessário um crescimento de 10% no número de sondas e de 50.000 funcionários para a indústria de óleo e gás até 2020. “De onde virão essas pessoas? Olhando essa escassez, nós queremos estabelecer uma academia de perfuração. O profissional jovem que tenta ingressar hoje no mercado precisa de um ensino técnico e de estrutura para começar a trabalhar”, afirmou.

Os cursos da Maersk Training incluem posicionamento dinâmico, treinamento de perfuração e manejamento de âncora, enquanto a Maersk H2S Safety Services ensina tripulações offshore a tomar medidas preventivas necessárias em planos de contingência para evacuação e a equipar plataformas com sistemas de detecção e equipamentos especiais para combater os perigos do sulfeto de hidrogênio (H2S) em ambientes offshore severos. Em um sistema de treinamento estabelecido há 35 anos, os instrutores chefes treinam os inferiores até que estes cheguem ao nível de poder ensinar.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
LUIZ CARLOS PETRONILHO Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
LUIZ CARLOS PETRONILHO
Visitante

Atento ao crescimento das atividades de Petróleo & Gás a SEED Treinamentos Onshore Offshore disponibiliza cursos de Well Control – níveis Introdutório, Fundamental e Supervisão (IADC), Subsea, Seminário BOP,Hidraúlica / Pneumática, Elétrica Básica e Avançada, Automação, entre outros. A abordagem é pertinente e retrata o momento do setor.