GABRIELLI, CERVERÓ E DOIS MINISTROS SÃO CONVIDADOS PARA DAR EXPLICAÇÕES SOBRE PASADENA NO CONGRESSO
Foram aprovados na Câmara dos Deputados os convites para o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli (foto), o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Advocacia-Geral da União, Luís Adams, darem explicações sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006, que acabou gerando um prejuízo milionário para a estatal.
A presidente da Petrobrás, Graça Foster, confirmou presença em audiência do colegiado na próxima quarta (30). Em depoimento aos senadores, ela já havia dito que a compra da refinaria de Pasadena foi um mau negócio. Por se tratar de convite, os ex-dirigentes da estatal e os dois ministros podem optar por não comparecer à audiência.
No último domingo (20), Sergio Gabrielli afirmou que a presidente Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil e do conselho de administração da Petrobrás na época da compra da refinaria, não pode fugir de sua responsabilidade na operação. Em março, Dilma havia dito que o conselho aprovou a transação devido a um relatório falho, cujo resumo omitia duas cláusulas que obrigariam a estatal a comprar a parte da Astra Oil.
AQUISIÇÃO DE PASADENA NA OTICA DE GABRIELLI O negócio que Sergio Gabrielli afirma ser “absolutamente normal” pode simplesmente ser considerado como sendo do exclusivo entendimento do ex-dirigente da Estatal petroleira, dando conta que a transação custou tão somente o valor de US$ 486 milhões. O que importa, Dr Gabrielle é considerar o valor total desembolsado pela companhia ate a presente data, que monta até o momento em 1,2 bilhões de dólares, valor esse que chegou a nosso conhecimento, já que a Petrobras tem por conduta não informar claramente a seus acionistas os fatos relevantes, desrespeitando normas da CVM que por… Read more »