GANÂNCIA DOS PRÁTICOS PODE INVIABILIZAR POLO NAVAL DE RIO GRANDE
Não bastasse todos os problemas que a indústria naval vem passando nos últimos dois anos, com a desativação de mais de 80 % dos estaleiros brasileiros atolados em dívidas e sem encomendas, o polo naval de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, um dos mais importantes do país, passou a sofrer uma grave ameaça: a ganância da praticagem local pode tirar as obras da região. Os custos podem chegar até 250 mil dólares por hora, em caso de atracação de plataformas. Este custo que não é razoável e ninguém quer e nem pode pagar. A exorbitância do valor cobrado fez a Petrobrás pagar R$ 1,7 milhão de reais por menos de oito horas de trabalho na atracação da P-55.
A região já enfrenta graves problemas por falta de encomendas e o valor cobrado pelos Práticos locais pode levar as obras para outros estaleiros que estão sem atividades, que apresentam um preço muito mais em conta. A Petrobrás, por justa razão, não quer arcar com estes custos. Caso não haja um recuo, o Rio Grande pode sofrer ainda mais com a situação. E sem o apoio da estatal, o polo naval local tenderá a sofrer ainda mais. No dia 29, próximo sábado, o ex-presidente Lula, apesar de todas as acusações quem vem enfrentando e às vésperas de ficar frente a frente com o juiz Sergio Moro, estará em Rio Grande para participar das atividades organizadas na região em defesa dos empregos locais, mas a retomada das obras precisará muito mais do que apenas protestos.
Proteçao de mercado para poucos!
Tudo dentro do esperado. Uns querendo ganhar muito em. Uma de muitos. E dane-se o resto.
Esse repórter não tem a mínima noção do que é atracar uma plataforma. Um imbecil que deve ser petista.
Como se fosse bem simples fazer esse serviço de colocar um monstro enorme desses em um porto!
Como se não houvesse diversos equipamentos e expertise envolvida… Provavelmente essa plataforma nem entraria aí se não fossem esses caras…
o que incomoda no país é ganhar dinheiro honesto pelo visto… os praticos não devem ter aceitado dar a propina do PT ou do PMDB que mandam na Petrobras e sindicatos… aí colocaram a notícia… a boquinha está acabando!!!
Deve ser molezinha estacionar um bichão sem freio desses… Deveriam cobrar em cachos de bananas? Rsrs
Se a BR não tivesse sido roubada e estuprada pelo
PT ela teria dinheiro de sobra para pagar. Se você acha segurança caro experimenre um acidente! É um idiota completo mesmo. Procure saber quanto custa uma manobra dessa no Golfo do México ou na Baia de Valdez seu inútil. Se informe antes de publicar essas “fake news”.
Pqp. Um site chamado petronoticias hj em dia esta mais para pagina policial do que para materia séria. Depois de tanto roubo é sério que algum imbecil pensou escrever isso? Pior é quem acredita em esse tipo de materia paga. No mínimo quem escreveu deve estar de rabo preso
Quanta ignorância. Tens ideia de quanto é um documento simples de estabelecimento do centro de gravidade de uma plataforma? Muda um tanque de lugar, tem que fazer de novo a medição. Cobravam 1 milhão faz quase 10 anos as empresas certificadoras. Movimentação de grandes estruturas ou embarcações é extremamente complexa, e demanda anos de expertise pra não ocorrer acidente. Acidente esse que atinge a casa de centenas de milhões ou até bilhão caso aconteça. Não viaja e vai estudar, talvez um dia vc consiga ganhar bastante dinheiro de forma honesta.
O “gênio” que escreveu essa reportagem se achou muito esperto ao pegar os dados fornecidos em um editorial da Zero Hora e escreveu exatamente as mesmas coisas, apenas acrescentando uma crítica fraca e sem embasamento a um grupo de profissionais que garantiu a saída da plataforma com toda a segurança. É um procedimento de alto risco e que certamente exigiu muito mais do que as oito horas citadas no texto. Só para constar: a própria Zero Hora teve um novo editorial no dia de hoje (28/04) tentando corrigir os dados divulgados, mas já era tarde. Pessoas que preferem defender corruptos… Read more »
Aproveitando a oportunidade, o maior responsável por essa degradação econômica estará aí em Rio Grande, vomitando asneiras com as mesmas promessas e vangloriando-se dos feitos grandiosos (postura típica de um megalomaníaco), de curta duração. Os resultados estão aí e os prognósticos não são o melhores. Quanto a praticagem, é uma atividade de alto risco. O Prático, assume toda a operação de logística, manobras, atracação e desatracação de uma embarcação. Antes disso, é necessário avaliar cuidadosamente as características da unidade e todas as variáveis possíveis. Afinal, uma unidade que venha sofrer algum dano, representa um custo elevadíssimo, estando ou não a… Read more »