CONSUMO DE GÁS NATURAL BRASILEIRO AUMENTO 24,8% EM OUTUBRO
O consumo de gás natural no Brasil seguiu sua tendência de crescimento e subiu 24,8% no mês de outubro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados divulgados pela Associação Brasileiras das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) indicam que o volume consumido chegou a 78,869 milhões de metros cúbicos (m³) diários no mês, o que representa um aumento de 4,4% no consumo se comparado a setembro desse ano. Os valores foram atingidos principalmente pelo aumento da demanda das térmicas, que tiveram produção maior por conta da crise hídrica que atingiu o país. Elas foram responsáveis por 33,040 milhões de m³ por dia consumidos de janeiro até outubro.
O consumo cresceu 5,3% na classe comercial, 14,6% na categoria de cogeração, mas sua maior subida se deu na categoria Outros, que engloba vários pequenos mercados, onde chegou a aumentar 468,7%. O consumo médio dos dez primeiros meses de 2014 ficou em 77,854 milhões de metros cúbicos diários, o que representa um crescimento de 14,3% em comparação ao mesmo período em 2013.
A Abegás aproveitou para ressaltar que, se não incluirmos o volume de gás natural destinado para atendimento das térmicas, a utilização do gás nos outros setores tem mostrado estabilidade durante todo o ano, com um consumo médio de 38,4 milhões de metros cúbicos diários.
Deixe seu comentário