GÁS NATURAL IRÁ SUPERAR PARTICIPAÇÃO DO CARVÃO NA GERAÇÃO ELÉTRICA DOS ESTADOS UNIDOS ESTE ANO
A matriz energética dos Estados Unidos traça novos caminhos em direção à sustentabilidade e os resultados já começam a se evidenciar na indústria. Com o impulso de novos investimentos, este ano deverá ser o primeiro na história do país em que o gás natural irá superar o carvão na geração de energia elétrica, aponta um novo estudo do Departamento de Energia norte-americano. A mudança deverá se concretizar ao longo dos próximos meses à medida que crescem as pressões pela produção limpa de energia e o preço do gás natural se encontra reduzido em meio à crise do setor, o que vem atraindo demandas cada vez maiores de diversas áreas da cadeia industrial.
De acordo com o estudo, as forças do mercado e as políticas governamentais deverão continuar estimulando a utilização do gás natural para a geração de energia, o que aponta para mudanças concretas a médio prazo. A expectativa para este ano é de que o insumo passe a ser responsável por 33% da geração no país, ao passo que a queima de carvão deverá cair para a casa dos 32%.
“Neste momento, o que vem direcionando a transição do carvão para o gás natural são principalmente os preços baixos mantidos para o gás”, aponta o analista do departamento, Tyler Hodge. Além disso, os investimentos em usinas de carvão vêm sendo freados por políticas de limitação às emissões de gases de efeito estufa, que tendem a ficar para os próximos anos e caminham lado a lado com novas fontes de energia no mercado.
Deixe seu comentário