GAS NATURAL LIQUEFEITO SE CONSOLIDA COMO ESCOLHA PRINCIPAL DA INDÚSTRIA DE NAVEGAÇÃO EM MEIO À TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
O gás natural liquefeito (GNL) continua sendo o combustível preferido para embarcações de menor emissão de carbono, apesar do aumento nos pedidos de navios equipados com motores de metanol e amônia de duplo combustível, de acordo com análise da Rystad Energy. Embora permaneçam dúvidas sobre o quão ambientalmente amigável o GNL é como combustível marítimo, sua competitividade de preço, oferta abundante e infraestrutura bem desenvolvida lhe conferem uma vantagem sobre as alternativas. Mais de 2.400 embarcações estão equipadas para operar com GNL globalmente, com outras 1.000 embarcações encomendadas ainda não entregues. Metade das embarcações a GNL em operação são transportadoras de GNL. Esses navios usam o gás de evaporação como combustível, reduzindo sua dependência de abastecimento externo de GNL. Mesmo excluindo as transportadoras de GNL, o combustível continua sendo a escolha mais comum para navios de duplo combustível na frota global.
Os transportadores de automóveis surgiram como um importante impulsionador da adoção de GNL na indústria naval, ao lado de navios porta-contêineres e transportadoras de GNL. Mais de 75% dos novos pedidos de transportadores de automóveis em 2023 foram para motores de GNL de duplo combustível. Muitos desses novos navios podem ser adaptados para usar combustíveis limpos alternativos, como amônia ou metanol, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade a longo prazo.
Apesar do crescimento nas frotas e abastecimento de navios a GNL, o escape de metano (emissões de metano gasoso) ainda é um desafio significativo para o setor marítimo. O escape de metano ocorre quando o metano não queimado escapa para a atmosfera. É uma preocupação crítica para a indústria e precisa ser abordada se os benefícios ambientais do GNL forem totalmente realizados.
“O escape de metano pode ocorrer não apenas durante o processo de combustão nos motores dos navios, mas também durante o processo de abastecimento. Isso é fortemente influenciado pela qualidade da infraestrutura e pela eficiência da tecnologia empregada. A indústria deve trabalhar em estreita colaboração com reguladores e formuladores de políticas para estabelecer padrões rigorosos e melhores práticas para operações de abastecimento. Implementar mecanismos eficazes de monitoramento e relatórios para rastrear e mitigar as emissões de metano em toda a cadeia de suprimentos é fundamental”, disse o Analista Sênior da Rystad Energy, Junlin Yu.
O abastecimento de GNL geralmente é feito por meio de três métodos principais: caminhão-navio (TTS), pipeline-navio (PTS) e navio-navio (STS). Em 2023, o abastecimento de GNL atingiu um recorde com 4,7 milhões de metros cúbicos entregues globalmente, um aumento de 62% em comparação com 2022. Esse aumento foi impulsionado principalmente por um forte aumento nas entregas STS, que dobraram em 2022.
Vários fatores estão impulsionando a demanda por abastecimento de GNL, incluindo regulamentações mais rigorosas, benefícios econômicos e expansão de infraestrutura. Com base em dados até o final de março, as vendas de abastecimento de GNL em 2024 estão começando com força, com 1,9 milhão de metros cúbicos já vendidos. Isso está próximo do volume total vendido em 2022, sugerindo o potencial de um aumento significativo até o final do ano. Se isso acontecer, as vendas totais de bunkers de GNL podem ultrapassar 7 milhões de metros cúbicos até o final de 2024, destacando a importância do GNL para o negócio e o comércio marítimo.
A atividade crescente representa um crescimento promissor para o abastecimento de GNL em 2024, com o aumento do número de embarcações movidas a GNL na frota global, preços atrativos em relação aos combustíveis marítimos convencionais, como o óleo combustível de baixo teor de enxofre (VLSFO), e o contínuo impulso por alternativas de combustíveis mais limpos por parte de vários órgãos reguladores esperados para impulsionar ainda mais o crescimento.
Apesar de um aumento significativo nos preços do GNL em 2022, as transferências STS representaram 2,9 milhões de metros cúbicos, impulsionadas principalmente por um forte aumento nas entregas STS na Europa e em outros mercados, como a China continental. Em contraste, os volumes de PTS e TTS mantiveram um crescimento modesto ano após ano em 2022, com esses modos continuando a atender segmentos críticos, como navios de passageiros e roll-on-roll-off (Ro-Ro).
Espera-se que o abastecimento de GNL STS acelere, especialmente na Europa, dada sua posição como um importante hub marítimo, com 85 portos de abastecimento de GNL e o fato de que um número crescente de portos está oferecendo capacidades STS. Na Ásia, 26 portos oferecem abastecimento de GNL, liderados pela China, Japão e Coreia do Sul. Embora as instalações de abastecimento de GNL existam na África e na América do Sul, essas regiões ainda não viram uma atividade significativa.
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