GASODUTO NORD STREAM 1 TERÁ CAPACIDADE REDUZIDA A PARTIR DE QUARTA, COLOCANDO MAIS PRESSÃO SOBRE A EUROPA

putinA dor de cabeça da Europa está longe de chegar ao fim. E o motivo continua sendo o mesmo: o gás natural. Desta vez, a estatal russa de energia Gazprom anunciou que as exportações de gás natural do gasoduto Nord Stream 1 serão reduzidas novamente, chegando a 33 milhões de metros cúbicos por dia a partir das 4h da manhã (horário local) da quarta-feira (27). Assim, a linha vai operar com apenas 20% de sua capacidade total.

A Gazprom alega que uma das duas turbinas em operação na estação de compressão de Portovaya, em território russo, precisará ser desligada para manutenção. Assim, apenas uma das seis estações da linha estará em funcionamento a partir de amanhã. O gasoduto Nord Stream 1 leva o gás russo pelo Mar Báltico até a Alemanha.

No mês passado, a Gazprom reduziu para 40% o fluxo de gás pelo Nord Stream 1, alegando a falta de uma turbina que estava parada no Canadá, devido às sanções ocidentais. Enquanto isso, os governos da Alemanha e do Canadá afirmam que não existem questões em aberto para o envio do equipamento, e apenas aguardam documentos da própria Gazprom para mandá-lo para a empresa. A turbina ainda não foi entregue.

No início de julho, a Gazprom chegou a interromper totalmente a operação do Nord Stream 1, para realizar atividades de manutenção. A linha voltou na semana passada, operando com 40% de sua capacidade. Mas o presidente russo, Vladimir Putin, antecipou que as sanções impostas pelo Ocidente, por conta da invasão da Ucrânia, ameaçavam forçar a Gazprom a reduzir ainda mais os fluxos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of