GASODUTO QUE LIGARÁ CAMPO NO MAR DO CÁSPIO À EUROPA TEM 50% DAS OBRAS CONCLUÍDAS
Metade do caminho já foi alcançado. O duto Trans Adriatic, que transportará gás natural do campo gigante Shah Deniz II no mar do Cáspio para a Europa, está com 50% de trabalhos concluídos, abrangendo engenharia, aquisição e escopo da construção. A linha terá 878 quilômetros de comprimento e começou a ser construída em 2015.
O projeto está sendo tocado pela empresa TAP. Até agora, 95% dos 55 mil tubos totais utilizados para a construção do gasoduto foram recebidos na Grécia, Albânia e Itália. De acordo com a empresa, o último carregamento de tubos de linha offshore foi descarregado na Itália, nos primeiros dias de setembro.
“Estamos satisfeitos pela TAP continuar a progredir no tempo e no orçamento. Nós, portanto, continuamos no caminho para entregar o primeiro gás Shah Deniz II em 2020, trazendo uma nova fonte de energia tão necessária para a rede de energia europeia“, disse o diretor-gerente da empresa, Luca Schieppati.
O gasoduto se conectará com a linha Trans Anatolian na fronteira turco-grega em Kipoi, atravessará a Grécia e a Albânia e o Mar Adriático, antes de chegar ao sul da Itália. A TAP é formada por seis acionistas: BP, SOCAR e Snam (20% cada), Fluxys (19%), Enagás (16%) e a Axpo (5%).
Deixe seu comentário