GASOLINA BRASILEIRA TERÁ MENOS ENXOFRE EM JANEIRO
A partir de janeiro, a gasolina brasileira terá seu teor de enxofre reduzido, de 200 mg/kg atuais, para 50 mg/kg. O novo padrão, já praticado em outros países, busca reduzir a emissão de gases prejudiciais à saúde e aumentar a vida útil dos automóveis. Quanto ao desempenho dos motores, segundo especialistas, não haverá alteração, uma vez que os carros já são preparados para a nova composição.
A nova mistura também deve permitir o uso de novas tecnologias para reduzir o consumo já disponíveis fora do país, como a injeção direta de combustível.
Outra medida prevista para 2014, no entanto, foi adiada para 1º de julho de 2015: trata-se da determinação de que toda gasolina vendida no Brasil seja aditivada. O motivo para o adiamento foi a falta de definição sobre quem faria a mistura.
Segundo o gerente da área de abastecimento da Petrobrás, Frederico Kremer, as distribuidoras serão obrigadas a oferecer mais atributos para os produtos aditivados que beneficiem o desempenho. Segundo a estatal, a política de preços será mantida para a nova gasolina.
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