GASOLINA PODE SUBIR
O governo disse que não pretende aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina brasileira, hoje de 25%, e a Petrobras já anunciou que pode ser que o preço do combustível venha a subir. No dia 30 de agosto haverá outra reunião para decidir se a mistura será alterada.
A companhia põe a culpa no percurso que a gasolina faz desde a venda até o consumidor final, levando em consideração as oscilações do mercado internacional e o repasse de impostos e margem de lucro para o preço de varejo.
O preço do litro de gasolina vendido pela Petrobras nas refinarias está fixado em R$1,05 desde 2009, porém houve queda na oferta de etanol recentemente, o que aumentou a necessidade de importação. Hoje a importação de derivados é de 5%, segundo o presidente da companhia, mas esse percentual pode subir nos próximos anos caso a oferta de etanol não acompanhe a subida da demanda.
O plano de negócios anunciado pela Petrobras estima que sejam investidos cerca de US$ 35 bilhões em novas refinarias até 2015, porém houve corte no total destinado a área de refinaria, transporte e comercialização se comparado ao ano anterior. De 33% do plano, a fatia passou a representar 31% do total.
Deixe seu comentário