GAZPROM ASSUME MONOPÓLIO DE GÁS NO QUIRGUISTÃO POR UM DÓLAR
Um dólar não dá para muitas compras, mesmo em países com a moeda desvalorizada, mas foi o suficiente para que a russa Gazprom assumisse o monopólio de gás no Quirguistão. O valor, claramente simbólico, se deve ao fato de a estatal adquirida, Kyrgygaz, estar extremamente endividada. A negociação já foi aprovada pelos deputados do Quirguistão e envolve todas as instalações de armazenamento subterrâneo, as estações de distribuição e os oleodutos do país, com a condição de que o fornecimento de gás seja garantido.
A Gazprom passa a ter o monopólio no setor, mas só poderá transportar o combustível através de oleodutos da Kyrgygaz. Além disso, o governo do país tem a opção de investir, no médio ou longo prazo, de forma independente no transporte de gás ou no apoio de investidores do setor, podendo inclusive adquirir, daqui a 25 anos, os ativos da empresa.
Para o primeiro momento, a Gazprom terá que arcar com dívidas de cerca de US$ 40 milhões deixadas pela Kyrgygaz, além de investir, em cinco anos, US$ 610 milhões na modernização da infraestrutura da companhia.
Deixe seu comentário