GAZPROM AVALIA COMPRAR PRODUÇÃO DE GNL DE UNIDADE EXPORTADORA NO CAMARÕES
Considerado como importante alternativa energética para os próximos anos, o gás natural liquefeito (GNL) recebe hoje investimentos crescentes no mercado global. É sob esse foco que a russa Gazprom vem avaliando adquirir todo o GNL produzido em uma unidade de exportação no Camarões. O projeto da Perenco, que vem sendo desenvolvido pela norueguesa Golar LNG, está previsto para iniciar suas operações em 2017.
A empresa vem buscando ampliar suas bases de produção nesse nicho do mercado de óleo e gás, à medida que crescem a oferta e o consumo. No total, o negócio poderá render 1,2 milhões de toneladas de GNL anualmente à companhia.
Caso a nova aquisição seja confirmada, a expectativa é de que a Gazprom converta um de seus navios de armazenamento em uma FPSO para produção do gás, que seria então exportado a diversos mercados. A empresa ainda não se manifestou quanto ao novo empreendimento.
O mercado de GNL tem recebido atenção de grandes players da indústria no atual cenário de crise e baixo preço do petróleo. É o caso da britânica BP, que fechou há algumas semanas um acordo de US$ 10 bilhões para o fornecimento do insumo à uma empresa chinesa de energia.
Deixe seu comentário