GAZPROM CONCLUI CONSTRUÇÃO DE PRIMEIRO POÇO MULTI-LATERAL DA RÚSSIA
A filial da Gazprom Neft, Gazpromneft-Yamal, concluiu a construção do primeiro poço multi-lateral da Rússia no campo Novoportovskoye. Ao todo, foram perfurados 6.759 metros durante 39 dias de trabalho. O poço dispõe de quatro faixas laterais horizontais, o que deve facilitar um aumento múltiplo na drenagem a partir de estratos de baixa permeabilidade. Com isso, a expectativa é de aumentar significativamente o fator de recuperação de óleo e elevar as reservas marginais sem a necessidade de perfurar poços adicionais.
Para a perfuração, foram usadas tecnologias produzidas na própria Rússia e que foram adaptadas de acordo com as condições geológicas específicas do campo Novoportovskoye, que foi o primeiro campo descoberto na Península de Yamal, com a presença de grandes reservas de petróleo e gás aqui provadas já em 1964.
De acordo com a Gazprom, a complexidade do desenvolvimento do campo de Novoportovskoye é o resultado de reservatórios de baixa permeabilidade e múltiplas anormalidades tectônicas. O aproveitamento da área só é possível, de acordo com a empresa, com o uso de tecnologias de ponta, incluindo a construção de poços horizontais e multilaterais.
Deixe seu comentário