faixa - nao remover

GAZPROM VAI SUSPENDER NOVAMENTE O FORNECIMENTO DE GÁS PARA A EUROPA VIA NORD STREAM 1 DURANTE TRÊS DIAS

GASO  cerco contra a Europa, via fornecimento de gás, se aperta ainda mais. Hoje,  a gigante do setor de energia da Rússia Gazprom,  disse que vai fechar o gasoduto Nord Stream 1 por três dias no final de agosto para realizar manutenção na única turbina que está em operação no sistema. A notícia acende novo sinal de alerta para a Europa sobre um possível novo corte de fornecimento de gás da Rússia para o continente, fluxo que já  está em 20% após cortes russos nos últimos meses em retaliação às sanções impostas a ela por conta da guerra na Ucrânia.

A empresa russa fechará a única estação em funcionamento do Nord Stream 1, em Portovaya, perto de São Petersburgo, entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro para manutenção. A Gazprom disse que voltará a enviar até 33 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa, cerca de 20% da capacidade do gasoduto, após o período. A Gazprom tem capacidade para enviar até 167 milhões de metros cúbicos diariamente pelo gasoduto, mas cortou o fornecimento nos últimos meses em retaliação a sanções de países ocidentais à Rússia impostas por conta da guerra da Ucrânia. Oficialmente a empresa alegou que não pode fornecer gás em volumes regulares devido a atrasos no a atrasos no reparo e devolução de turbinas fabricadas pela empresa alemã Siemens Energy.

Yuriy Vitrenko, CEO da empresa estatal de gás ucraniana Naftogaz, disse que “não há sinais de que a Gazprom compensará” bombeando mais gás através do vasto gasoduto de transporte de gás da Ucrânia, que já foi uma importante rota de abastecimento para os mercados europeus. “O objetivo pode ser pressionar a Alemanha para aliviar as sanções e e até permitir que o Nord Stream 2 comece a operar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of