faixa - nao remover

GDF SUEZ VENDE 20% DE SUA PARTICIPAÇÃO NA HIDRELÉTRICA DE JIRAU

Após comprar os 9,9% que pertenciam à Camargo Correia e elevar sua participação no consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau, para 60%, o grupo francês GDF Suez, que controla no Brasil a Tractebel Energia, vai vender uma fatia de 20% do total para a empresa japonesa Mitsui. O negócio deve ser concluído no segundo semestre deste ano. As outras duas sócias do consórcio, Eletrosul e Chesf, permanecem, cada uma, com 20%. As empresas não divulgaram o valor da transação. Após a conclusão do negócio, a Mitsui irá contribuir com novos aportes de recursos para a implantação de Jirau.

A Tractebel divulgou que, após o fechamento da transação, Jirau será consolidado pelo método de equivalência patrimonial, o que reduzirá a dívida líquida consolidada do GDF Suez em aproximadamente 2,2 bilhões de euros. O grupo francês também ressaltou que tem intenção de aumentar sua presença em mercados de rápido crescimento, principalmente no Brasil, onde a empresa prevê novas oportunidades no setor hidrelétrico.

A Mitsui informou que pretende diversificar seu portfólio de energia, buscando novos investimentos em projetos na América Latina e em outras regiões com potencial de crescimento. Incluindo Jirau e seus outros projetos em construção, a empresa japonesa passará a deter cerca de 6.694 MW de capacidade de geração instalada.

Localizada no rio Madeira (RO), a hidrelétrica de Jirau terá capacidade para 3.750 MW quando estiver concluída, após investimentos de cerca de 16 bilhões de reais. A usina já tem 73% da geração de eletricidade por meio de contratos de 30 anos com distribuidoras de energia e o restante com os acionistas existentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of