GE ACIONA A PRIMEIRA DAS TRÊS TURBINAS MOVIDAS A GÁS NATURAL E INICIA OS TESTES NA TERMELÉTRICA PORTO DE SERGIPE
A primeira turbina movida a gás natural da Usina Termelétrica Porto do Sergipe I, projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE) no município sergipano de Barra dos Coqueiros, entrou em operação, em fase de teste. Conhecido como first fire, o primeiro acionamento da turbina 7HA da GE foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). As turbinas a gás da classe 7HA são consideradas potencialmente as mais eficientes do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness). A GE investiu quase US$ 2 bilhões no desenvolvimento dessa tecnologia. Elas podem consumir menos combustível e proporcionar níveis de emissão 90% menores do que as usinas que operam a óleo diesel.
A GE também construiu uma linha de transmissão em 500 KV, com 34 km de extensão e 80 torres, que levará a energia gerada na usina até a Subestação Jardim, na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Recentemente, a equipe da GE finalizou a energização dos transformadores das turbinas da planta, atividade que permitiu a conexão da usina à rede elétrica nacional pelo sistema de transmissão, possibilitando a realização dos testes em alta potência.
O diretor do projeto da GE, Luciano Silva, disse que “As turbinas a gás da usina sergipana foram as primeiras desse modelo a serem entregues e instaladas no Brasil e são bastante eficientes e dentre as mais modernas do mercado. Com a primeira partida da turbina, durante os minutos iniciais há emissão de vapor pela chaminé da unidade, em função da umidade existente na caldeira de recuperação de calor. Isso porque, no acionamento da turbina, a caldeira é submetida a alta temperatura que acarreta em uma rápida secagem do equipamento e, consequentemente, emissão de vapor, composto basicamente de água acumulada na caldeira durante a sua montagem.”
Os testes serão feitos em todas as três turbinas 7HA da usina, com acompanhamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) em todos os procedimentos, determinando o início de cada um deles. Após o início da operação comercial esperada em 2020, a UTE Porto do Sergipe I terá capacidade instalada de 1,5 GW e vai transformar Sergipe no segundo maior estado gerador de energia do Nordeste, podendo atender até 15% do consumo de energia de toda a região.
Deixe seu comentário