GE FECHA NOVOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DE ÓLEO E GÁS
A GE anunciou que fechou uma série de novos acordos de cooperação tecnológica na área de óleo e gás. O espectro das parcerias engloba produção de equipamentos a partir de impressão 3D, contratos para árvores submarinas e cabeças de poço, e maximização da recuperação de reservas no Mar do Norte. Os anúncios foram feitos na reunião anual de clientes da GE Oil & Gas.
Um dos acordos, fechado entre a empresa americana e a Total Refining & Chemicals, tem o objetivo de introduzir técnicas inovadoras de manufatura aditiva para a produção de impulsores de bombas centrífugas na instalação da GE em Bari, na Itália.
As duas empresas já implementaram com êxito técnicas de manufatura aditiva para turbomáquinas, sendo que, como parte do acordo, a GE Oil & Gas usará métodos avançados de fabricação, como digitalização a laser 3D e o Direct Metal Laser Melting para imprimir em 3D em uma escala 1/1, levando a uma redução significativa no tempo de execução – de meses para uma média de três semanas, a partir da disponibilidade de digitalização a laser 3D – e sofisticação tecnológica mais avançada.
Segundo a GE, essa solução pode ser uma contribuição efetiva para a competitividade das unidades de refino e produtos químicos da Total, passando do estoque físico para o digital. O primeiro impulsor estará em operação em uma refinaria francesa da Total no segundo trimestre deste ano.
Além disso, a GE Oil & Gas venceu um contrato com a Premier Oil Indonesia, para os campos de Bison, Iguana e Gajah Puteri (BIGP), no Mar de Natuna. O escopo abrange árvores submarinas e cabeças de poço, ferramentas de aluguel e suporte de serviço de campo durante a fase de instalação e comissionamento. Para a fase inicial, a Premier Oil Indonesia vai emitir um pedido de assistência para três conjuntos de árvores submarinas e cabeças de poço com entregas previstas até o primeiro trimestre de 2018.
Outra novidade anunciada pela empresa no evento foi o lançamento de uma parceria chamada eMERge, com a PDI e a EnerMech, para apoiar operadores novos e existentes de exploração e produção no Mar do Norte, para maximizar a recuperação econômica das reservas.
“Para nós, a parceria e as capacidades digitais são as principais prioridades para conduzir mais eficiência e produtividade à medida em que lidamos com a volatilidade da indústria. Para a América Latina, isso significa que estamos enfrentando desafios locais por meio de soluções inovadoras, combinando nosso conhecimento especializado e o foco em pesquisa e desenvolvimento com outros negócios da GE”, disse o presidente da GE Oil & Gas na América Latina, Rogerio Mendonça (foto).
Deixe seu comentário