GE HITACHI RECEBE DOAÇÃO DE US$ 42,7 MILHÕES PARA APOIAR A IMPLANTAÇÃO DO SEU PROJETO DE SMR NO REINO UNIDO
ORLANDO- Por Fabiana Rocha– A GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) recebeu uma doação de US$ 42,7 milhões para apoiá-la no desenvolvimento de seu pequeno reator modular BWRX-300 no Reino Unido. O projeto agora entrará no processo de Avaliação de Projeto Genérico (GDA). A GEH apresentou sua candidatura ao Future Nuclear Enabling Fund com uma equipe experiente do Reino Unido, incluindo a Jacobs, Laing O’Rourke e Cavendish Nuclear, juntamente com a Synthos Green Energy, um investidor e desenvolvedor da Polônia. A empresa disse que está desenvolvendo uma cadeia de fornecimento no Reino Unido que inclui um memorando de entendimento com a Sheffield Forgemasters para um potencial acordo de fornecimento de aço forjado de origem britânica em apoio à implantação de pequenos reatores modulares (SMRs) BWRX-300. O projeto do Fundo de Habilitação Nuclear do Futuro (FNEF) da GEH inclui atividades de Preparação Empresarial em duas etapas, incluindo um Plano de Fabricação Avançada e um Plano de Operador. O Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) disse agora que a aplicação “excedeu os limites de qualidade em todos os quatro critérios de avaliação e concluiu com sucesso os processos de devida diligência e aprovações de governança do departamento”.
A GEH será apoiada pela Jacobs, que tem apoiado candidaturas para novos projetos de usinas nucleares no Reino Unido desde 2007. Em outubro, foi anunciado que a GEH alcançou a próxima fase da competição Great British Nuclear SMR. O presidente e CEO da GEH, Jay Wileman (foto principal), disse que “Acreditamos que nosso pequeno reator modular BWRX-300 é uma solução ideal para as metas de descarbonização e segurança energética do Reino Unido, e agradecemos que o governo do Reino Unido tenha disponibilizado esta subvenção da FNEF para ajudar a demonstrar isso. Montamos uma equipe de primeira classe para entregar o BWRX-300 no Reino Unido e esta subvenção da FNEF ajudará a acelerar a aceitação regulatória e sua prontidão para implantação, enquanto continuamos a desenvolver uma cadeia de fornecimento robusta no Reino Unido.”
Para o Ministro Nuclear, Andrew Bowie (foto à esquerda), “A maior expansão da energia nuclear em 70 anos está em curso no Reino Unido e os pequenos reatores modulares estão na frente e no centro deste rápido renascimento. Os atuais 33,6 milhões de libras esterlinas em financiamento para a GE Hitachi ajudarão a desenvolver seu projeto, colocando-nos em uma excelente posição para nos tornarmos um dos primeiros a implementar esta tecnologia revolucionária.”
Deixe seu comentário