faixa - nao remover

GE LANÇA NOVA TECNOLOGIA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA A GAS NATURAL NO RIO

Por Rafael N. Godinho / Petronotícias

A General Electric apresentou, nesta quinta (04), no Rio de Janeiro, uma nova tecnologia de turbinas a gás. Chamada FlexEfficiency 60, a nova tecnologia quer ser uma solução a gás natural voltada para as necessidades de preservação ambiental e economia de recursos financeiros. De acordo com Paul Browning (segundo na foto), presidente e CEO de Soluções Thermal da GE Power & Water, o novo portfólio é uma forma de aproveitar melhor o recurso de origem fóssil. “Os preços de gás natural no Brasil permanecem elevados e as preocupações com a estabilidade da oferta mostram que é importante que esse recurso seja utilizado da melhor forma”, afirmou.

Segundo a empresa, a GE já fechou mais de US$ 1 bilhão em pedidos para as primeiras 19 turbinas FlexEfficiency 60. Os equipamentos serão utilizados em projetos nos Estados Unidos, na Arábia Saudita e no Japão, onde, segundo Paul Browning, a General Electric venceu forte concorrência.

Sobre as fontes alternativas, sobretudo a eólica, dados da companhia afirmam que têm dividido cada vez mais espaço com as centrais hidrelétricas, que correspondem hoje a cerca de 80% da eletricidade consumida no Brasil. Conforme disse Paul Browning, o custo da produção energética a partir de fontes renováveis caiu sensivelmente na última década. A oferta de energia solar, por exemplo, ainda em aperfeiçoamento, caiu, nos últimos meses, de 33 centavos por KW/h para até 12 centavos por KW/h. A baixa do preço tem tornado a energia sustentável mais competitiva em relação aos combustíveis fósseis. No entanto, esse tipo de energia ainda conserva seu caráter intermitente e, portanto, pouco confiável para o uso mais intenso. Daí o gás natural como fator de equilíbrio e fonte complementar.

De acordo com Alfredo de Matos (primeiro na foto), gerente geral de Thermal para a América Latina, a opção da termelétrica a gás hoje completa a oferta das hidrelétricas nos períodos críticos, como a seca. “No último mês, nunca houve tantas unidades termelétricas despachadas no Brasil”, disse o gerente geral. Neste sentido, cálculos da empresa afirmam que as termelétricas de ciclo combinado com as novas turbinas alcançariam eficiência de 61% na geração, podendo trabalhar com carga parcial de 14% para suprir lacunas das fontes renováveis.

Com a tecnologia de turbinas a gás natural, a General Electric promete evitar a emissão anual de 2,6 milhões de toneladas de gás carbônico, comparável à produção de gases poluentes de meio milhão de automóveis.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Adjabir F Fernandes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Adjabir F Fernandes
Visitante

Prezado Alfredo de Matos
Saudações
Em um mercado latente de 9.000MW ou 200.000 TM/dia de gases sintetizados, estamos montando um cenário estratégico ao lado de outros parceiros. Gostaria se possivel nos fornecesse seu e-mail e telefone de modo pudessemos eventualmente manter algum contato com brevidade. Obrigado