GERAÇÃO SOLAR DE ENERGIA AJUDA RECONSTRUÇÃO DO NEPAL PÓS-TERREMOTO
A energia solar tem tido um papel fundamental no processo de reconstrução do Nepal, após os terremotos que destruíram o país no último ano, com mais de nove mil pessoas mortal, milhares de feridos e 2,5 milhões de desabrigados. Painéis fotovoltaicos têm sido instalados no topo de escolas, hospitais e outros serviços públicos para garantir um funcionamento mínimo das unidades.
O país já não contava com muita estrutura elétrica antes da tragédia, com cerca de 80% dos 2,3 bilhões de habitantes vivendo em regiões com pouco ou nenhum acesso à energia elétrica, mas a situação ficou ainda pior com o terremoto. Hoje, a integração desses painéis para uso na agricultura já ajuda na irrigação de plantações, por exemplo.
Os painéis são instalados pela SunFarmer, organização sem fins lucrativos que vem se dedicando a instalar unidades solares geradoras de energia em hospitais, escolas e regiões agrícolas de países pobres e afetados por tragédias, em todo o mundo. No Nepal, mais de 100 projetos já foram concluídos no país desde a chegada da SunFarmer, em 2014, e a organização conta com o apoio de várias empresas locais, ONGs, órgãos do governo e outras instituições.
Deixe seu comentário