EOLICOM BUSCA NACIONALIZAR PRODUÇÃO DE MINI GERADORES EÓLICOS
Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –
Com modelos que atendem aos segmentos náutico, residencial, comercial e industrial, os geradores eólicos de eixo vertical da Eolicom são uma alternativa acessível de geração de energia para o consumidor. O diretor-técnico da empresa, Eduardo Salvato, destaca a possibilidade de se armazenar créditos de energia produzida pelos geradores, que podem ser descontados na conta de energia ou transferidos para outra residência.
Que tipos de geradores a Eolicom desenvolve?
Temos as linhas náutica, residencial, comercial e industrial. Os geradores náuticos são de 45 W ou 75 W. Na linha residencial, temos geradores de 300 W, 600 W e 1000 W. Para o segmento comercial-industrial, as potências são de 3000 W e 5000 W.
Quanto custa para um consumidor residencial a aquisição e a manutenção de um gerador eólico?
O custo varia muito de acordo com o consumo. Mas a questão importante é que o produto se paga em seis anos. Nossos geradores de eixo vertical são bastante acessíveis e dão uma alternativa em relação à energia fornecida pelas distribuidoras.
Em lugares com pouco vento, o uso de geradores eólicos é economicamente viável?
Nossos geradores são projetados para os ambientes dos centros urbanos, que têm ventos fracos. O desempenho deles é muito superior ao daqueles modelos antigos, os cata-ventos. Em relação aos painéis solares, os geradores eólicos geram 50% a mais de energia e ocupam 30% da área.
As peças e a tecnologia utilizadas na fabricação dos geradores são adquiridas no Brasil?
A maior parte dos componentes do gerador são de origem brasileira e estamos trabalhando para nacionalizar 100% da nossa produção ainda este ano. Nossas empresas parceiras já usam mão-de-obra nacional.
Como o funcionam os estabilizadores armazenadores de energia? Qual é a sua capacidade?
Temos geradores com baterias que garantem 30 minutos, duas horas ou quatro horas de funcionamento. O consumidor também tem a possibilidade de armazenar a produção do gerador em forma de crédito de energia, que pode ser descontado na conta de energia. Além disso, há a opção de se instalar o gerador em uma área para usar o crédito em outra que esteja no nome da mesma pessoa.
A Eolicom tem planos de expansão?
Temos no momento nossa fábrica em Florianópolis e, naturalmente, o crescimento é consequência do bom serviço. Por isso, não estamos focados em tamanho no momento. Nossa preocupação é com a qualidade e a atenção ao pós-venda.
Grande Salvato!
Parabéns pelo projeto.
Olha que bacana.
eu tenho em casa um gerador desta empresa!!
hahah que legal, fico feliz que estão fazendo sucesso.
Comprei um de 1000Watts para a casa e vou colocar logo outro no sítio ou na casa de praia.
Sou tecnico de geradores eletrodiesel.
E vejo a eolicom como a resposta para quem quer se libertar das altas taxas de energia e nao ficar refem de produtos importados sem assistencia tecnica.
Parabens a todos da eolicom.
Em breve vou intalar em minha residencia.