GERADORES DE ENERGIA SOLAR QUEREM ENTRAR NO LEILÃO A-5, QUE AGORA SERÁ REALIZADO EM AGOSTO
O leilão de energia nova A-5 está na mira dos geradores de energia fotovoltaica, que almejam participar do certame, inicialmente destinado a pequenas hidrelétricas. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) formalizou ao governo federal um pedido de inclusão da fonte no leilão, que teve sua data de realização alterada para agosto.
A Absolar aponta a necessidade de se garantir isonomia entre as tecnologias participantes e reforça a alta competitividade da fonte solar nos últimos certames. A entidade afirma que a inclusão da tecnologia fotovoltaica no leilão A-5 aumenta o nível de competitividade do certame e estimula a redução do preço final ao consumidor, com ganhos de diversificação e segurança energética ao país.
“Também seria crucial para a promoção da sustentabilidade e a modicidade tarifária, além de impulsionar a geração de empregos verdes, fortalecendo a economia e segurança de suprimento de eletricidade no Brasil”, aponta o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.
ALTERAÇÃO NO CALENDÁRIO
O Ministério de Minas e Energia publicou hoje (20) no Diário Oficial da União uma portaria que altera o cronograma do leilão A-5 e do certame destinado aos Sistemas Isolados (SISOL).
A medida altera a data da sessão pública do leilão A-5 para 22 de agosto deste ano. A normativa incluirá um produto que abrange Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usinas hidrelétricas com potência de até 50 megawatts (MW), além da ampliação de CGH, PCH ou Usinas Hidrelétricas (UHE) que possuam potência igual ou inferior a 50 MW.
Além disso, o prazo para que os empreendedores cadastrem seus projetos no sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia Elétrica (AEGE) e entreguem a documentação necessária para a habilitação junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi prorrogado para 10 de março de 2025. Enquanto isso, o leilão de suprimento para os Sistemas Isolados teve sua negociação postergada para setembro.
Deixe seu comentário