GERDAU E SHELL ANUNCIAM A CONSTRUÇÃO DE NOVO PARQUE SOLAR EM MINAS GERAIS
A siderúrgica Gerdau anunciou hoje (7) um acordo vinculante para a formação de uma joint-venture com a Shell, com o objetivo de desenvolvimento de um novo parque solar em Minas Gerais. A planta deverá ser construída em 2023, após ser tomada a decisão final de investimento. O acordo entre as empresas depende ainda de condições precedentes, entre elas a aprovação de autoridades regulatória e concorrencial.
A nova usina terá capacidade instalada de aproximadamente 260MWp e fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução. O restante da energia gerada no parque será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell.
A Gerdau tem como meta reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário para 0,83 t de CO?e por tonelada de aço. A siderúrgica diz ter uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO?e), de 0,93 t de CO?e por tonelada de aço. A média global do setor é de 1,89 t de CO?e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (Worldsteel).
“Este segundo parque solar em parceria com a Shell reforça o compromisso da Gerdau de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos no Brasil e no mundo, construindo um futuro mais sustentável para todos”, disse o vice-presidente da Gerdau, Juliano Prado (foto principal). “Nossos investimentos em energia renovável fazem parte de um plano mais amplo de diversificação de negócios complementares ao aço. Estamos avaliando também oportunidades em energia eólica nas Américas”, acrescentou.
Já o diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão (foto à direita), afirmou que esse projeto é um novo passo na construção de um portfólio robusto em energias renováveis no país. “Ficamos muito contentes com essa parceria estratégica e orgulhosos pelo reconhecimento na Shell como player importante no desenvolvimento de soluções em energia limpa, de forma confiável e competitiva”, comentou.
Deixe seu comentário