GESTORES MUNICIPAIS SE REÚNEM EM SÃO PAULO PARA DISCUTIR PROJETOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Novas tecnologias voltadas para o setor de iluminação vêm sendo desenvolvidas em todo o mundo. Uma das empresas que mais tem se empenhado nesse sentido é a GE, que busca a redução de custos e de consumo de energia. A empresa patrocinou na última terça-feira (24) o Fórum Luz, Cidade e Conectividade, em São Paulo. O evento reuniu gestores municipais e desenvolvedores de soluções e projetos de iluminação para discutir a iluminação pública nas cidades brasileiras.
Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou uma resolução que determinou aos municípios a gestão de todos os ativos de iluminação. O objetivo é possibilitar que as cidades tornem-se mais planejadas e inteligentes. De acordo com o CEO da GE Lighting para a América Latina, Rodrigo Martins (foto), diversas cidades ao redor do mundo estão se adaptando a uma nova realidade. “A partir de luminárias já é possível monitorar informações referentes ao trânsito, vagas de estacionamento e até mesmo indicadores de violência. A cidade inteligente já é realidade”, declarou.
Um dos primeiros sistemas a ser instalado nas cidades inteligentes é o de telegestão, que realiza monitoramento remoto e em tempo real do sistema de iluminação da cidade, agilizando reparos, customizando os níveis de iluminação e mensurando o consumo de energia. Na América latina, a cidade de Sonsonate, em El Salvador, foi a primeira da região a adotar o LightGrid, sistema de iluminação inteligente da GE, neste ano. Buenos Aires hoje também já conta com esta tecnologia.
As primeiras cidades brasileiras já se movimentam na direção de modernizar seus sistemas de iluminação. Os principais casos são São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, com base em soluções de LED e telegestão. Segundo cálculos da GE, a substituição de todo o sistema de iluminação pública do país por LED acarretaria na economia de 98 TW por ano.
Deixe seu comentário