GIGANTES DA INDÚSTRIA NUCLEAR SE UNEM PARA A CONSTRUÍREM COMERCIALMENTE O PRIMEIRO REATOR SMR EM ESCALA
O primeiro contrato comercial para um pequeno reator modular (SMR) em escala de rede na América do Norte reúne o conhecimento e a experiências das empresas Ontario Power Generation (OPG), GE Hitachi (GEH), SNC-Lavalin e Aecon. Elas se uniram em um modelo inovador para projetar e construir um BWRX-300, no Darlington New Nuclear Project da OPG. A aliança de seis anos terá cada empresa desempenhando um papel específico no projeto, que visa concluir a construção da unidade até o final de 2028 e começar a fornecer energia à rede em 2029. Cada parceiro terá um papel específico: OPG será a titular da licença, com responsabilidade geral pelo projeto; GEH será a desenvolvedora de tecnologia; SNC-Lavalin será a engenheira arquiteta; e Aecon será a construtora.
O presidente e CEO da OPG, Ken Hartwick, disse que o acordo feito pelas quatro empresas é “verdadeiramente inovador” e também orientará futuros projetos nucleares no Canadá e no mundo. A OPG já está trabalhando em parceria com a SNC-Lavalin e a Aecon na reforma de sua usina nuclear de Darlington, e “muitos aprendizados” foram levados em consideração no novo projeto. As responsabilidades da OPG incluirão treinamento de operadores, comissionamento, engajamento indígena, divulgação e supervisão de partes interessadas: “Trabalhando com essas três empresas, a OPG está aproveitando décadas de energia nuclear e grande experiência em projetos para fornecer geração de eletricidade nova e confiável para o pessoal de Ontário. O projeto criará empregos e também ajudará a atender às necessidades crescente da província”.
Darlington é o único local canadense atualmente licenciado para novas usinas nucleares, com uma avaliação ambiental aceita e uma licença de preparação do local já em vigor. Em outubro de 2021, a OPG selecionou o BWRX-300 da GEH – um SMR de circulação natural refrigerado a água de 300 MWe com sistemas de segurança passiva que aproveita a base de design e licenciamento do reator de água fervente ESBWR – para o local. Em novembro de 2022, apresentou um pedido de licença de construção à Comissão Canadense de Segurança Nuclear (CNSC) e realizou uma cerimônia para marcar o início dos trabalhos de preparação do local no mês seguinte.
Há um crescente interesse global no BWRX-300 e “muita sinergia”, disse o presidente e CEO da GEH, Jay Wileman, com os reguladores dos Estados Unidos e do Canadá cooperando no licenciamento da tecnologia e a Tennessee Valley Authority, que começou a planejar e preparar licenciamento para a implantação potencial do reator em Clinch River perto de Oak Ridge, Tennessee. O BWRX-300 também foi selecionado para uma possível implantação em Saskatchewan, em meados da década de 2030. Além da América do Norte, a ORLEN Synthos Green Energy iniciou o processo de pré-licenciamento com a Agência Nacional de Energia Atômica da Polônia para avaliação do BWRX-300 e planeja implantar uma frota de BWRX-300s; A GEH será responsável pelo projeto, aquisição dos principais componentes, engenharia e suporte para a fábrica de Darlington: “Nosso objetivo é entregar o primeiro SMR na América do Norte e, ao fazê-lo, liderar o início de uma nova era de energia nuclear que fornecerá geração de energia com emissão zero, segurança energética e confiabilidade energética em todo o mundo“, disse Wileman.
A SNC-Lavalin fornecerá experiência em engenharia e construção, incluindo gerenciamento de projetos, licenciamento, engenharia, design, aquisição, suporte à construção e comissionamento, bem como recursos de entrega digital na ilha nuclear e no equilíbrio dos escopos da usina para o projeto. A empresa – que é a fabricante original do equipamento dos reatores CANDU – disse que aproveitará sua experiência como desenvolvedora de reatores e sua experiência com o licenciamento de reatores CNSC.
A Aecon fornecerá todos os serviços de construção, incluindo gerenciamento de projeto, planejamento e execução da construção. A empresa é a principal construtora do projeto de substituição de tubos e alimentadores na usina de Darlington e dos projetos de substituição de geradores de vapor e canais de combustível e alimentadores na usina nuclear de Bruce, parte dos projetos de reforma nuclear canadenses em andamento: “Este projeto oferece uma oportunidade de utilizar nossa experiência multidisciplinar exclusiva nos diversos setores operacionais da Aecon para realizar novos trabalhos de construção nuclear com segurança e com um compromisso inabalável com a qualidade, cronograma e desempenho de custos”, segundo o vice-presidente executivo de Nuclear e Civil do Grupo Aecon, Thomas Clochard.
Deixe seu comentário