GNA ANUNCIA O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA TERMELÉTRICA DO PORTO DO AÇU, COM 5 MIL POSTOS DE TRABALHO

Solenidade GNA 1 (1)O diretor presidente da Gás Natural Açu (GNA), Bernardo Perseke, declarou que serão iniciadas as obras da usina termelétrica GNA II, a segunda unidade do tipo desenvolvida pela empresa no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O começo da construção da planta foi anunciado hoje (30) durante o evento comemorativo pelo início da geração de outra termelétrica do grupo, a GNA I – que entrou em operação comercial há duas semanas.

A usina GNA II terá cerca de 1.700 MW de capacidade instalada e previsão de mais de R$ 5 bilhões de investimentos. O empreendimento deve gerar cerca de 5 mil postos de trabalho durante a fase de construção. Quando concluídas as obras dessa segunda planta, a GNA terá ao todo 3.000 MW de capacidade instalada no Porto do Açu. “Isso é só o começo. Além de GNA I e GNA II, temos 3.400 MW já licenciados para participar dos futuros leilões [de energia]”, disse Perseke. “Temos dois projetos de gasoduto e um projeto de Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que queremos tirar do papel para nos tornarmos o maior hub de gás e energia da América Latina”, completou.

Divulgação GNA_ GNA I COD 1O evento de hoje teve a presença de representantes da GNA e de autoridades federais e estaduais, como o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o deputado federal Christino Áureo, entre outros. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que também participou da inauguração, disse que o presidente Jair Bolsonaro não pôde comparecer à cerimônia desta quinta-feira, mas que deverá estar presente no futuro lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica GNA II.

Divulgação GNA_ GNA I COD 2A cerimônia de hoje foi realizada em alusão ao início de operação da primeira usina da GNA no Porto do Açu. Para lembrar, a GNA I é uma termelétrica em ciclo combinado composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor, com 1.338 MW de capacidade. A usina começou a ser construída em 2018 e empregou mais de 12 mil trabalhadores em diferentes momentos do projeto. O projeto da GNA I conta também com terminal de gás natural liquefeito (GNL), o primeiro de uso privado do Brasil, onde está atracada a unidade flutuante FSRU BW MAGNA, com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m3 de gás por dia, além de uma Linha de Transmissão de 345 kV conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of