Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

GOVERNADOR DO PARANÁ LIDERA MISSÃO COM EMPRESÁRIOS PARANAENSES EM BUSCA DE PARCERIAS PARA PLANTA DE REGASEIFICAÇÃO

ewweA busca por novos investimentos no setor de gás no Paraná foi a inspiração para o governador Carlos Massa Junior liderar um grupo de empresários numa visita à Espanha para um intercâmbio nas áreas de sustentabilidade, inovação e produção de energia. O grupo conheceu o sistema de regaseificação do Porto de Segunto (Saggas), na cidade de  Valência. O complexo integra o grupo ACS, um dos maiores conglomerados do setor de construção e concessões. O presidente da Compagas, Rafael Lamastra, integrou o grupo que visitou a empresa  e conheceu  detalhes da planta espanhola de regaseificação, infraestrutura considerada fundamental para o setor energético dos espanhóis. A Saggas recebe o gás natural liquefeito (GNL) para a transformação em gás e a posterior introdução à rede de gasoduto da Espanha.

De acordo com Rafael Lamastra, há muitos pontos na questão logística espanhola que podem ser replicados no Paraná. “Cada vez mais o gás ganha importância. Pudemos verificar como é fundamental ter a cadeia agrupada, dentro de um terminal portuário com uma usina termoelétrica ao lado”. Já o governador paranaense disse que “é algo grandioso, infraestrutura que não tem precedentes. O mesmo complexo reúne toda a logística do gás, desde a transformação até a distribuição. Uma nova fonte de energia renovável que é o futuro do Paraná e do Brasil”.

Lamastra reforçou que a Compagas trabalha para ter uma estrutura semelhante no Litoral do Paraná, próximo ao Porto de Paranaguá. Segundo ele, a empresa quer levar gás ao maior número de paranaenses, ampliando até 2022 em 54 quilômetros a rede de distribuição, podendo chegar a 57 mil pessoas atendidas. “O Litoral tem todas as condições de ter algo semelhante a Saggas”.

Carlos Massa Junior lembrou durante o encontro que o Paraná desenvolve ações pioneiras na produção de energia limpa. Citou a parceria da Copel que permitiu colocar em funcionamento a primeira usina do Brasil de produção de biogás a partir do tratamento dos dejetos de suínos. O equipamento está instalado em Entre Rios do Oeste, na Região Oeste do Estado e tem capacidade total de 480 KW, transformando por dia 215 toneladas de um agente poluidor em energia limpa. O investimento da Copel, financiadora do projeto, foi de R$ 17 milhões. Ele ressaltou, também, o projeto de uso de biogás para abastecimento da frota de carros da Itaipu Binacional. A produção é originada do tratamento do resíduo orgânico gerado nos restaurantes internos, de esgoto, de parte da poda da grama e de outros materiais enviados por entidades parceiras. Como subproduto, são produzidos, ainda, 300 mil litros de biofertilizante por mês, que são utilizados como adubo para canteiros e gramados.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários