GOVERNO ANTECIPA AUMENTO DO PERCENTUAL DE BIODIESEL PARA 8% DO DIESEL
O setor de biodiesel ganhou nesta semana pós-carnaval a concretização de uma promessa que vinha desde março de 2016. O governo colocou em vigência uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que antecipa a elevação da composição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor para 8% (B8), ante 7% anteriormente.
O aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e estabelecido por lei em março do ano passado, inclusive com anúncio oficial feito pela então presidente Dilma Rousseff, mas passaria a valer apenas a partir de abril de 2017. Agora, a antecipação da entrada em vigência da medida contou com a assinatura do presidente Michel Temer.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os novos percentuais de adição do biodiesel “colocam o Brasil em destaque no mercado internacional do produto”, já que hoje o país está entre os dois maiores produtores desse tipo de combustível, junto com os Estados Unidos, ultrapassando os tradicionais produtores europeus (os primeiros a utilizarem o biocombustível em larga escala).
Segundos os cálculos do governo, apenas nos últimos dois anos, com a adição dos 7% (B7) do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, valor suficiente para atender a mistura de B10, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.
“Com adoção do novo percentual para 8%, o Brasil também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, além de favorecer a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro, por meio do incentivo à produção”, afirmou o governo em nota.
Deixe seu comentário