faixa - nao remover

GOVERNO ARGENTINO AMEAÇA REVOGAR CONCESSÃO DA VALE PARA EXPLORAR MINA DE POTÁSSIO

Após o anúncio da Vale de suspender o projeto Rio Colorado, o governo argentino alertou que pode aplicar sanções à empresa brasileira, inclusive a perda da concessão da mina de potássio.

Em discurso na Casa Rosada, nesta quarta-feira (13), o Ministro do Planejamento, Julio De Vido (foto), afirmou que a Vale transgrediu as leis do país e que, caso  não explore a mina, poderá perder a concessão.  De acordo com o ministro, as empresas investidoras devem cumprir a legislação, assim como, segundo De Vido, o governo tem feito.

O governo de Cristina Kirchner não reconheceu a relação entre a decisão da mineradora, que já gastou US$ 2,2 bilhões com o projeto, de suspender o investimento e a alta inflação no país, que passa por restrições cambiais e proibição de remessas de lucros e dividendos, cuja consequência foi a elevação dos custos do projeto. Segundo o comunicado do governo argentino, a Vale tenta, através de decisão unilateral, transferir ao Estado suas perdas internacionais, exigindo, sem contrapartida, maiores isenções fiscais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of